Trabalho de Sara Kalkhoran, MD, MAS, Yuchiao Chang, PhD, Nancy A Rigotti, MD
Leia o artigo completo: https://academic.oup.com/ntr/article/22/5/728/5531618
“Neste estudo de coorte longitudinal nacionalmente representativo de fumantes de cigarros adultos nos EUA, o uso diário de cigarro eletrônico, em comparação com o não uso de cigarro eletrônico, foi associado a um aumento de 77% nas chances de abstinência prolongada de fumar nos 2 anos subsequentes. O uso regular de cigarros eletrônicos pode ajudar alguns fumantes a parar de fumar cigarros combustíveis.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
Cigarros eletrônicos (e-cigarros) podem beneficiar a saúde pública se ajudarem os fumantes a parar de fumar a longo prazo, mas as evidências de que o fazem são limitadas. Nosso objetivo foi determinar a associação entre o uso de cigarro eletrônico e a subsequente cessação do tabagismo em uma coorte nacionalmente representativa de fumantes dos EUA acompanhada por 2 anos.
Métodos
Analisamos dados de fumantes adultos de cigarros nas Ondas 1 a 3 do estudo Population Assessment of Tobacco and Health. A exposição primária foi o uso de cigarro eletrônico na Onda 1. O desfecho primário foi a abstinência prolongada de cigarro, definida como abstinência de cigarro por mais de 30 dias nas Ondas 2 e 3 (acompanhamento de 1 e 2 anos).
Resultados
Entre os fumantes de cigarros da Onda 1, 3,6% eram usuários diários atuais de cigarros eletrônicos, 18% eram usuários não diários atuais de cigarros eletrônicos e 78% relataram não usar cigarros eletrônicos atualmente. Em análises multivariáveis ajustadas, o uso diário de cigarro eletrônico na Onda 1 foi associado a maiores chances de abstinência prolongada de fumar nas Ondas 2 e 3 em comparação com o não uso de cigarros eletrônicos (11% vs. 6%, razão de chances ajustada [AOR] = 1,77, intervalo de confiança de 95% [IC] = 1,08 a 2,89). O uso não diário de cigarros eletrônicos não foi associado à abstinência prolongada de fumar. Entre os usuários diários de cigarro eletrônico da Onda 1 que estavam abstinentes de fumar na Onda 3, 63% estavam usando cigarros eletrônicos na Onda 3.Conclusões
Neste estudo de coorte longitudinal de fumantes de cigarros adultos nos EUA, o uso diário de cigarro eletrônico foi associado a maiores chances de abstinência prolongada de cigarro por 2 anos, em comparação com o não uso de cigarro eletrônico. O uso diário de cigarros eletrônicos pode ajudar alguns fumantes a parar de fumar cigarros combustíveis.
Implicações
Neste estudo de coorte longitudinal nacionalmente representativo de fumantes de cigarros adultos nos EUA, o uso diário de cigarro eletrônico, em comparação com o não uso de cigarro eletrônico, foi associado a um aumento de 77% nas chances de abstinência prolongada de fumar nos 2 anos subsequentes. O uso regular de cigarros eletrônicos pode ajudar alguns fumantes a parar de fumar cigarros combustíveis.