Trabalho de Yue Cao, Xuxi Zhang, Ian M Fearon, Jiaxuan Li, Xi Chen, Yuming Xiong, Fangzhen Zheng, Jianqiang Zhang, Xinying Sun, Xiaona Liu
Artigo original: https://www.frontiersin.org/journals/public-health/articles/10.3389/fpubh.2024.1433678/full
“Usuários exclusivos de cigarros eletrônicos (EC) apresentaram menos sintomas relacionados à saúde e melhor qualidade de vida (QoL) do que aqueles que eram fumantes exclusivos de cigarros convencionais (CC). Isso deve ser levado em consideração ao avaliar o potencial de redução de danos dos cigarros eletrônicos.”
Abstrato
Objetivo: Este estudo teve como objetivo examinar a associação entre os padrões de uso de cigarros eletrônicos (CE) e os sintomas relacionados à saúde (fadiga, dor e problemas emocionais), bem como a qualidade de vida (QV) em geral.
Métodos: Os dados de 7.225 adultos foram analisados ao longo das Ondas 1-6 do estudo US Population Assessment of Tobacco and Health (PATH). Os padrões de uso atual de cigarros combustíveis (CC) ou cigarros eletrônicos (EC) incluíram uso duplo de CC/EC, uso exclusivo de EC, não uso atual de CC ou EC e tabagismo exclusivo de CC. Modelos lineares mistos multivariados foram usados para investigar associações longitudinais entre os padrões de uso de EC e os níveis de sintomas/pontuações de qualidade de vida (QoL).
Resultados: Aqueles que não estavam fumando ou vaporizando no momento relataram os menores níveis de fadiga, dor e problemas emocionais, além da melhor qualidade de vida (QV) entre os quatro grupos (todos p < 0,001). Em comparação com o tabagismo exclusivo de cigarros convencionais (CC), o uso exclusivo de cigarros eletrônicos (EC) foi associado a uma redução significativa de 0,065 unidades na média de fadiga (intervalo de confiança [IC] de 95%: -0,121, -0,009), de 0,206 unidades na média de dor (IC de 95%: -0,355, -0,058) e de 0,103 unidades nos escores médios de QV (IC de 95%: -0,155, -0,051), enquanto os problemas emocionais permaneceram semelhantes ao longo do tempo.
Figura 1 Alterações nos sintomas relacionados à saúde e na qualidade de vida (QoL) ao longo do tempo. Os dados apresentados são médias não ajustadas (±95% IC) ao longo do tempo para (A) fadiga, (B) dor, (C) problemas emocionais e (D) QoL, de acordo com diferentes comportamentos de fumo e uso de vape entre adultos dos EUA, da Onda 2 (2014) à Onda 6 (2021).
CC: cigarro convencional;
EC: cigarro eletrônico;
QoL: qualidade de vida.
Definições dos grupos:
Fumo exclusivo de CC: fumantes estabelecidos de CC no momento, sem uso de EC em uma onda específica.
Uso duplo de CC e EC: uso simultâneo de CCs e ECs em uma onda específica.
Uso exclusivo de EC: usuários estabelecidos de EC no momento, sem fumar CCs em uma onda específica.
Descrição das escalas:
Os sintomas relacionados à saúde incluem fadiga, dor e problemas emocionais.
Pontuações para dor variam de 1 a 10.
Pontuações para outros sintomas variam de 1 a 5, com pontuações menores indicando menor carga de sintomas.
As pontuações de QoL variam de 1 a 5, com pontuações menores indicando melhor qualidade de vida.