Trabalho de Kenneth E Warner
Artigo original: https://academic.oup.com/ntr/article/21/10/1299/4990310
“As principais descobertas incluem o seguinte: (1) embora estudos longitudinais sugiram que o vaping aumenta as chances de jovens que nunca fumaram de tentar fumar, dados de pesquisas nacionais indicam que a prevalência de tabagismo de 30 dias em adolescentes diminuiu a uma taxa sem precedentes, precisamente enquanto o vaping aumentou. Uso de todos os outros produtos do tabaco também diminuiu. (2) Estudos recentes em nível populacional acrescentam evidências de que o vaping está aumentando a cessação do tabagismo em adultos. (3) É provável que o vaping faça uma contribuição positiva para a saúde pública.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
O debate sobre a redução de danos do tabaco (RDT) dividiu a comunidade de controle do tabagismo em dois campos, um expressando sérias reservas sobre a RDT, enquanto o outro acredita que produtos de risco reduzido, como cigarros eletrônicos, irão atrapalhar o mercado de cigarros. O debate muitas vezes emocional se beneficiaria da avaliação desapaixonada das evidências com base em dados.
Métodos
Depois de discutir brevemente a redução de danos na saúde pública e especificamente no controle do tabagismo, este artigo identifica as principais questões relacionadas aos cigarros eletrônicos e analisa as evidências relevantes. As questões incluem: os riscos dos cigarros eletrônicos em comparação com o tabagismo; o efeito do vaping no tabagismo juvenil; o impacto do vaping na cessação do tabagismo em adultos; as implicações líquidas de longo prazo para a saúde pública do vaping; e diferenças de pontos de vista sobre questões políticas. A intenção é fornecer uma visão geral ampla de questões e evidências, direcionando os leitores para análises mais detalhadas de questões específicas.
Descobertas
As principais descobertas incluem o seguinte: (1) embora estudos longitudinais sugiram que o vaping aumenta as chances de jovens que nunca fumaram tentar fumar, dados de pesquisas nacionais indicam que a prevalência de tabagismo de 30 dias em adolescentes diminuiu a uma taxa sem precedentes, precisamente enquanto o vaping aumentou. O uso de todos os outros produtos de tabaco também diminuiu. (2) Estudos recentes em nível populacional adicionam evidências de que o vaping está aumentando a cessação do tabagismo em adultos. (3) É provável que o vaping dê uma contribuição positiva para a saúde pública.
Conclusões
A RDT pode ser um complemento, e não um substituto, para intervenções de controle do tabagismo baseadas em evidências. Os profissionais de controle do tabagismo precisam se concentrar na avaliação objetiva e na discussão sobre os custos e benefícios potenciais do THR.
Implicações
Os participantes de ambos os lados do debate divisivo do THR precisam examinar as questões complicadas e as evidências de forma mais objetiva. Isso implica considerar os benefícios e custos potenciais associados a produtos de risco reduzido, como cigarros eletrônicos. Além disso, requer o exame de diferentes tipos de evidências ao considerar questões específicas. Por exemplo, aqueles preocupados com as descobertas de estudos longitudinais de que o vaping aumenta a experimentação de cigarros pelos alunos devem considerar as evidências da pesquisa nacional dos EUA de que o tabagismo entre os jovens diminuiu a uma taxa sem precedentes. Uma revisão das principais questões sugere que o potencial do vaping para ajudar os fumantes adultos a parar supera os potenciais negativos.