O Poder360 promove, com o apoio da BAT Brasil (British American Tobacco), o seminário “Cigarros eletrônicos: por que rever a proibição é fundamental?” com transmissão ao vivo gratuita pelo YouTube na 4ª feira (14 de Dezembro de 2022), a partir de 15h30, além dos perfis do jornal digital no Facebook e no LinkedIn.
Alexandro “Hazard” Lucian, consumidor de vaporizadores, jornalista e fundador do Vaporaqui.net é um dos convidados. Abaixo você confere o vídeo programado e pode acionar um lembrete para ser avisado quando o evento começar.
Também haverá participação presencial para convidados em Brasília e interessados em atender podem se inscrever por este link. As vagas são limitadas e estarão sujeitas à confirmação pela equipe do Poder360.
Confira matéria sobre o seminário no site do Poder360, que pretende debater sobre a importância de se discutir a regulamentação dos dispositivos no Brasil. Em Julho deste ano, a agência aprovou um relatório que sugere a manutenção da proibição, existente desde 2009 pela RDC 46 da ANVISA.
Após mais de 13 anos, a proibição não impediu que um grande comércio ilegal fosse estabelecido por todo o país, com produtos à venda em tabacarias, casas de show, lojas especializadas físicas e na Internet e até postos de gasolina. Dados atualizados revelam que há milhões de consumidores brasileiros, utilizando produtos sem qualquer vigilância sanitária, controle de produção ou garantia de qualidade.
Alexandro Lucian declarou que “este tipo de evento é fundamental para ampliar o debate sobre cigarros eletrônicos no Brasil, cuja narrativa proibicionista é praticamente a única que tem recebido espaço até o momento, como se não houvesse um outro lado da moeda com relevantes contribuições para a saúde pública. A ciência já provou que vaporizadores são pelo menos 95% menos prejudiciais do que os cigarros convencionais, mas isso só pode ser dito em países como o Reino Unido, cujo comércio e produção são rigorosamente regulamentados. No Brasil é muito provável que mais de 70% dos produtos sejam falsos, o que abre margem para intoxicações e contaminações, tornando os riscos e danos incertos, podendo ser iguais ou até piores do que fumar, tudo por conta da falta de uma norma adequada que não só desperdiça uma excelente chance de reduzir danos e combater o tabagismo, como transforma a oportunidade em prejuízo para os consumidores e atuais fumantes”.
O seminário será mediado por Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360 e contará com a participação de:
- Lauro Anhezini Jr., chefe de Relaçãos Científicas e Regulatórias da BAT Brasil;
- Jaime Recena, diretor de Relações Governamentais da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes);
- Alessandra Bastos Soares, consultora da BAT e ex-diretora da ANVISA; e
- Alexandro Lucian, jornalista e fundador do site VaporAqui.net.