Validade de líquidos para vaporizadores

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

Dependendo de onde são fabricados, os líquidos para cigarros eletrônicos podem muitas vezes não oferecer informações básicas como data de fabricação ou validade, um dos problemas da falta de regulamentação adequada em muitos países.

Líquidos fabricados em países como Inglaterra, EUA, Canadá, Austrália e muitos outros, possuem regras rígidas para a fabricação e obrigam os rótulos dos produtos a ter esse tipo de informação, enquanto aqui no Brasil, apesar da proibição do comércio de cigarros eletrônicos desde 2003, há um grande mercado ilegal em expansão e a fabricação de líquidos sem qualquer fiscalização ou controle, que muitas vezes não oferecem informações de validade.

Validade dos compostos

Líquidos para vaporizadores são compostos por Propilenoglicol, Glicerina, essências de sabor e nicotina. Estes dois últimos podem ser diluídos tanto em Propilenoglicol quanto em Glicerina Vegetal.

O percentual de cada componente é definido de acordo com a receita do produto, normalmente em uma combinação de 70% Glicerina Vegetal, 10% a 15% de essências de sabor, sendo o restante de Propilenoglicol e nicotina. Cada um possui uma validade estimada diferente, chamada também de “vida útil de prateleira”, que se ultrapassada significa que o produto deve ser devolvido ao fabricante.

Abaixo os prazos estimados de validade de cada componente:

  • Propilenoglicol: prazo de validade estimado de 2 anos;
  • Glicerina Vegetal: prazo de validade estimado de 1 ano e meio a 2 anos;
  • Essências: Variam muito de acordo com seu sabor. Acetyl Pyrazine, uma essência com notas de amendoim e nozes tostadas, possui uma vida útil de prateleira de 5 anos, enquanto o Vanillin (sabor baunilha) de 2 anos;
  • Nicotina: Acompanha o prazo de validade de sua base, seja Propilenoglicol ou Glicerina Vegetal, sendo o componente mais sensível a mudanças de temperatura, portanto sua validade pode variar muito dependendo de como é acondicionado.

Degradação após o frasco ser aberto

Devido à abertura e fechamento do frasco do produto, há uma renovação do ar interno e as moléculas de sabor evaporam lentamente, fazendo com que o líquido perca sua intensidade. Como existem muitas combinações possíveis entre saborizantes e diferença de validade entre eles, alguns produtos perdem sabor mais rapidamente que outros, mas considera-se em média um prazo de validade de 2 anos desde a data de fabricação.

No caso da nicotina, pode haver oxidação forçada através da exposição do produto a temperaturas altas ou luz solar, que acelera muito o processo.

Dicas de segurança

É importantíssimo salientar que apesar da ciência mundial já ter comprovado que cigarros eletrônicos são muito menos prejudiciais do que fumar, também sabemos que não são livres de riscos e são prejudiciais à saúde. Estes riscos podem ser estimados e calculados somente em mercados cuja fabricação obedece à diretrizes sanitárias, controle e fiscalização.

Quando falamos em mercados não regulados como o Brasil, os riscos tornam-se impossíveis de prever.

Podemos especular que existam fabricantes de produtos nacionais que decidam seguir regras de higiene e segurança adequados, mesmo que estejam praticando uma ilegalidade. Igualmente podemos cogitar que haverão aqueles que não vão seguir qualquer tipo de norma, fabricando produtos cujos riscos de consumo serão muito maiores do que aqueles feitos em mercados regulados. Infelizmente por conta do cenário de proibição e falta de regulamentação do comércio em nosso país, não há forma de distinguir um do outro.

Seja um produto fabricado em um mercado com regras rígidas ou em um país sem qualquer controle ou fiscalização, as dicas para armazenagem serão as mesmas, pois trata-se de reações químicas.

  • Guardar os líquidos em local fresco, escuro e sempre longe do alcance de crianças e animais;
  • Caso o produto não informe a data de validade, leve em consideração o menor prazo entre todos os componentes, de 1 ano e meio;
  • Nunca deixe frascos em locais muito quentes ou diretamente expostos à luz solar. Um produto pode estragar com apenas algumas horas exposto a condições não adequadas;
  • Por causa de falsificações, nunca utilize produtos de procedência duvidosa e confira os mecanismos de segurança presentes nos rótulos como QRCODE, código de barras ou códigos de autenticação. Prefira produtos fabricados em países com regulamentações rígidas para fabricação de líquidos como Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Estados Unidos e outros.

Outros artigos

Como carregar corretamente o seu vape/pod?

Apesar do comércio proibido no Brasil, milhões de pessoas usam vape/pod. Quer saber como carregar corretamente os produtos para evitar acidentes?

Efeito dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo sobre sintomas de depressão e ansiedade: Análise secundária de um ensaio clínico randomizado

Anna Rihs, Anna Schoeni, Tamara Scharf, Julian Jakob, Kali Tal, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Anja Frei, Martin Brutsche, Nicolas Rodondi, Reto Auer, Stéphanie Baggio.
"Efeito dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo sobre sintomas de depressão e ansiedade: Análise secundária de um ensaio clínico randomizado"

Examinando disparidades socioeconômicas entre usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros em três jurisdições canadenses

Sarah MacDougall, Mark Asbridge
"Examinando disparidades socioeconômicas entre usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros em três jurisdições canadenses"

Sabores de e-líquido e escolhas de concentração de nicotina ao longo de 6 meses após uma tentativa de cessação do tabagismo com DEFs: Análises...

Angela Flavia Mosimann, Eva M. Güttinger, Kali Tal, Anna Schoeni, Stéphanie Baggio, Nicolas Sambiagio, Aurélie Berthet, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Martin Brutsche, Anja Frei, Moa Lina Haller, Reto Auer, Julian Jakob
"Sabores de e-líquido e escolhas de concentração de nicotina ao longo de 6 meses após uma tentativa de cessação do tabagismo com ENDS: Análises secundárias de um ensaio clínico randomizado"

Diferenças nos níveis de biomarcadores de potencial dano entre usuários de um produto de tabaco aquecido, fumantes de cigarro convencional e nunca fumantes no...

Chikako Sakaguchi, Yasufumi Nagata, Akira Kikuchi, Yuki Takeshige, Naoki Minami
"Diferenças nos níveis de biomarcadores de potencial dano entre usuários de um produto de tabaco aquecido, fumantes de cigarro convencional e nunca fumantes no Japão: Um estudo observacional pós-mercado"

Avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada

Rachel Murkett, Megyn Rugh, Belinda Ding
"Avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada"

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Mortalidade em relação ao tabagismo: 50 anos de observações sobre médicos britânicos do sexo masculino

Richard Doll, Richard Peto, Isabelle Sutherland
"Mortalidade em relação ao tabagismo: 50 anos de observações sobre médicos britânicos do sexo masculino"

Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina para Cessação do Tabagismo

Reto Auer, Anna Schoeni, Jean-Paul Humair, Isabelle Jacot-Sadowski, Ivan Berlin, Mirah J. Stuber, Moa Lina Haller, Rodrigo Casagrande Tango, Anja Frei, Alexandra Strassmann, Philip Bruggmann, Florent Baty, Martin Brutsche, Kali Tal, Stéphanie Baggio, Julian Jakob, Nicolas Sambiagio, Nancy B. Hopf, Martin Feller, Nicolas Rodondi, Aurélie Berthet
"Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina para Cessação do Tabagismo"

Eficácia dos cigarros eletrônicos para a cessação do tabagismo em populações com transtornos psiquiátricos e/ou problemas com o uso de substâncias: Uma análise secundária...

Stéphanie Baggio, Philip Bruggmann, Anna Schoeni, Nazanin Abolhassani, Kali Tal, Susanne Pohle, Anja Frei, Jean-Paul Humair, Isabelle Jacot-Sadowski, Janine Vetsch, Luca Lehner, Anna Rihs, Laurent Gétaz, Aurélie Berthet, Moa Haller, Mirah Stuber, Julian Jakob, Reto Auer
"Eficácia dos cigarros eletrônicos para a cessação do tabagismo em populações com transtornos psiquiátricos e/ou problemas com o uso de substâncias: Uma análise secundária de um ensaio clínico randomizado"

Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Usando a história em quadrinhos, um projeto na África está divulgando a atuação de profissionais importantes no campo científico, que defendem a redução de danos do tabagismo.

Os perigos do tabagismo e os benefícios da cessação: Um resumo crítico das evidências epidemiológicas em países de alta renda

Prabhat Jha - Centre for Global Health Research, Dalla Lana School of Public Health and Unity Health, Toronto, University of Toronto, Canada
"Os perigos do tabagismo e os benefícios da cessação: Um resumo crítico das evidências epidemiológicas em países de alta renda"