Trabalho de David Mendez, PhD, Kenneth E Warner, PhD
Artigo completo: https://academic.oup.com/ntr/article-abstract/23/4/654/5895499
“É altamente provável que o vaping reduza a mortalidade produzida pelo fumo…pode muito bem ser uma ferramenta a ser adicionada ao arsenal de medidas eficazes de controle do tabaco.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
Examinamos a proporção da mortalidade produzida pelo fumo nos EUA que os cigarros eletrônicos podem eliminar sob suposições sobre a capacidade do vaping de aumentar a cessação do tabagismo, os riscos do vaping para a saúde e a possibilidade de que o vaping aumente o tabagismo entre os jovens.
Métodos
Empregamos um modelo dinâmico de simulação populacional que rastreia indivíduos de 0 a 110 anos, diferenciados por gênero e status de fumante. Usando dados do Censo dos EUA, dos Relatórios Nacionais de Estatísticas Vitais, do Estudo de Prevenção do Câncer II e da Pesquisa Nacional de Saúde, estimamos o número de anos de vida perdidos (LYL) relacionados ao tabagismo de 2018 a 2100 em um cenário sem vapor. . Em seguida, comparamos os resultados das execuções do modelo que avaliam o impacto do vaping sob uma variedade de suposições.
Resultados
A combinação de suposições produz 360 cenários possíveis. 357 (99%) fornecem estimativas positivas de anos de vida salvos (LYS) devido ao vaping até 2100, de 143.000 para 65 milhões. A maioria dos cenários resulta em milhões de pessoas parando de fumar devido ao vaping. Em média, os desistentes induzidos por vaping ganham 1,2 a 2,0 anos extras de vida em comparação com os fumantes que param sem vaping. O impacto do vaping é maior quando mais ajuda os fumantes que, de outra forma, têm maior dificuldade em parar de fumar. Embora os números de LYS sejam geralmente grandes em todos os cenários, eles geralmente representam uma pequena fração do número de fumantes.
Conclusões
É altamente provável que o vaping reduza a mortalidade produzida pelo fumo. Ainda assim, o vaping não é “a” resposta para a crise de saúde pública criada pelo fumo. Em vez disso, pode muito bem ser uma ferramenta a ser adicionada ao arsenal de medidas eficazes de controle do tabaco.
Implicações
Os cigarros eletrônicos têm o potencial de reduzir o enorme preço do cigarro. Por si só, no entanto, a redução de danos do tabaco, conforme incorporada no vaping, não é uma bala mágica. No futuro, o controle do tabagismo exigirá a aplicação vigilante das medidas baseadas em evidências que nos trouxeram tanto sucesso no combate ao tabagismo. Exigirá, também, a busca e adoção de novos meios de atacar o problema remanescente. A redução de danos pode, e muitos diriam que deveria, ser uma parte da fórmula complexa que acabará por trazer o fim do tabagismo.