Trabalho de Pasquale Caponnetto, PhD, Jennifer DiPiazza, PhD, Jason Kim, MD, Marilena Maglia Lyc Psych, Riccardo Polosa, MD, PhD
Leia o artigo completo: https://academic.oup.com/ntr/article/23/7/1113/6168972
“Um cigarro eletrônico de nicotina de alta resistência tem o potencial de ajudar pessoas com transtornos do espectro da esquizofrenia a parar ou reduzir o tabagismo.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
Estima-se que 60% a 90% das pessoas com esquizofrenia fumam, em comparação com 15% a 24% da população em geral, exacerbando as já altas taxas de morbidade e mortalidade observadas nessa população.Objetivos e Métodos
Este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade de usar um cigarro eletrônico de nicotina de alta resistência de nova geração para modificar o comportamento de fumar em indivíduos com transtornos do espectro da esquizofrenia que fumam cigarros. Um estudo piloto de braço único foi realizado com 40 adultos com transtornos do espectro da esquizofrenia que fumavam e não pretendiam reduzir ou parar de fumar. Os participantes receberam um suprimento de 12 semanas de um cigarro eletrônico JUUL carregado com uma cápsula de 5% de nicotina. O desfecho primário foi a cessação do tabagismo na semana 12. Os desfechos adicionais incluíram: redução do tabagismo, abstinência contínua na semana 24, taxa de adoção, adesão ao cigarro eletrônico, viabilidade, aceitabilidade e efeitos subjetivos.
Resultados
Dezesseis (40%) participantes desistiram ao final de 12 semanas. Para toda a amostra, observamos uma redução geral sustentada de 50% no tabagismo ou abstinência de fumo em 37/40 (92,5%) dos participantes e uma redução geral de 75% na média de cigarros por dia de 25 para seis foi observada até o final de as 12 semanas ( p < 0,001).
Conclusões
Um cigarro eletrônico de nicotina de alta resistência tem o potencial de ajudar pessoas com transtornos do espectro da esquizofrenia a parar ou reduzir o tabagismo. Mais pesquisas com uma amostra maior e um grupo de comparação são necessárias. Os resultados fornecem informações e orientações úteis para aumentar o corpo de conhecimento existente sobre a cessação do tabagismo para pessoas com transtornos do espectro da esquizofrenia.
Implicações
Considerando que a maioria das pessoas com transtornos do espectro da esquizofrenia continua fumando, intervenções alternativas e eficientes para reduzir ou prevenir a morbimortalidade são urgentemente necessárias. Este estudo mostrou que adultos que fumam e não foram motivados a parar, quando receberam um cigarro eletrônico de nova geração com alto teor de nicotina, demonstraram diminuição substancial do consumo de cigarros sem causar efeitos colaterais significativos. Embora não tenha sido medido especificamente neste estudo, a absorção de nicotina em dispositivos de nova geração demonstrou ser consistentemente superior em comparação com a primeira geração de dispositivos de cigarro eletrônico, e isso pode ajudar a explicar as taxas mais baixas de abandono em estudos usando dispositivos de geração anterior.