Trabalho de Michael McEwan , Nathan Gale , James K. Ebajemito , Oscar M. Camacho, George Hardie, Christopher J. Proctor, James Murphy
Artigo original: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214750021000949?via%3Dihub
“O uso do produto de tabaco aquecido ou do cigarro eletrônico por um período de 5 dias resultou em reduções significativas na exposição a toxinas da fumaça do tabaco, em alguns casos atingindo níveis semelhantes aos da cessação da nicotina.”
Abstrato
Introdução: O tabagismo está associado a diversas doenças, como câncer e doenças cardiovasculares. Recentemente, houve um aumento no uso de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido como alternativa aos cigarros, o que pode reduzir o impacto do tabagismo na saúde. No entanto, o contínuo de exposição quando fumantes migram para cigarros eletrônicos ou produtos de tabaco aquecido em comparação com a cessação completa do tabagismo ainda não está bem estabelecido.
Métodos: 148 fumantes saudáveis foram randomizados para continuar fumando cigarros, migrar para o uso do produto de tabaco aquecido glo ou de um protótipo de cigarro eletrônico, ou interromper completamente o uso de qualquer produto de nicotina ou tabaco por 5 dias, após um período basal de 2 dias. Durante o estudo, foram coletadas amostras de respiração e urina de 24 horas para análise de Biomarcadores de Exposição (BoE).
Resultados: Após um período de 5 dias, os níveis de BoE mostraram uma redução substancial e significativa em relação ao período basal nos grupos que utilizaram o produto de tabaco aquecido glo, o protótipo de cigarro eletrônico e aqueles que cessaram completamente o uso de nicotina e tabaco. No contínuo de exposição, os fumantes que interromperam completamente o uso de nicotina apresentaram os menores níveis de BoEs avaliados, seguidos por aqueles que migraram para o cigarro eletrônico e, em seguida, pelos que passaram a usar o produto de tabaco aquecido glo. Os participantes que continuaram fumando apresentaram os níveis mais altos de BoEs.
Conclusões: O uso do produto de tabaco aquecido ou do cigarro eletrônico por um período de 5 dias resultou em reduções significativas na exposição a toxinas da fumaça do tabaco, em alguns casos atingindo níveis semelhantes aos da cessação da nicotina. Esses resultados mostram que, no contínuo de exposição, a cessação da nicotina proporciona a maior redução na exposição a toxinas da fumaça do tabaco, seguida de perto pelo cigarro eletrônico e pelo produto de tabaco aquecido glo. Essas reduções significativas na exposição a toxinas sugerem que o produto de tabaco aquecido glo e o cigarro eletrônico têm potencial para serem considerados produtos de risco reduzido.