Trabalho de Angela Flavia Mosimann, Eva M. Güttinger, Kali Tal, Anna Schoeni, Stéphanie Baggio, Nicolas Sambiagio, Aurélie Berthet, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Martin Brutsche, Anja Frei, Moa Lina Haller, Reto Auer, Julian Jakob
Artigo original: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8075288/
Abstrato
Introdução: Muitos fumantes tentam parar de fumar utilizando dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs ou cigarros eletrônicos). Nosso objetivo foi descrever o uso de sabores de e-líquidos e concentrações de nicotina ao longo de 6 meses em uma coorte prospectiva de fumantes dispostos a parar de fumar com DEFs.
Métodos: Incluímos 622 participantes do grupo de intervenção do ensaio clínico randomizado Eficácia, Segurança e Toxicologia dos DEFs. Os participantes eram adultos fumantes que consumiam pelo menos cinco cigarros por dia. Eles receberam DEFs gratuitamente, podendo escolher entre 6 sabores de e-líquidos em 4 concentrações de nicotina, além de aconselhamento para cessação do tabagismo. Monitoramos as escolhas de sabor e concentração de nicotina nas semanas 1, 2, 4 e 8, e aos 6 meses após a data-alvo para parar de fumar, comparando os participantes que relataram apenas o uso de cigarros eletrônicos (usuários exclusivos) com aqueles que usaram tanto cigarros eletrônicos quanto cigarros convencionais (usuários duplos) nos últimos 7 dias. Aplicamos modelos de regressão multivariada para calcular razões de risco ajustadas (ARR).
Resultados: Na Semana 1, 66% (n=409) eram usuários exclusivos de cigarros eletrônicos, e 21% (n=129) eram usuários duplos. No Mês 6, 43% (n=266) eram usuários exclusivos de cigarros eletrônicos, e 16% (n=102) eram usuários duplos. Enquanto as escolhas de sabor eram semelhantes na Semana 1, aos 6 meses, os usuários exclusivos relataram um uso maior de sabores frutados em comparação com os usuários duplos (31% vs. 22%, ARR=2,10; IC 95%: 1,21–3,66). A concentração inicial de nicotina utilizada foi semelhante em ambos os grupos e diminuiu ao longo do tempo. Aos 6 meses, os usuários exclusivos usavam uma concentração média de nicotina menor do que os usuários duplos (6,3 vs. 8,2 mg/mL, diferença = -1,55; IC 95%: -2,84 – -0,25 mg/mL).
Conclusões: Após 6 meses, os usuários exclusivos de cigarros eletrônicos usaram mais e-líquidos com sabor frutado e escolheram uma concentração média de nicotina menor do que os usuários duplos.