Trabalho de Michael T. Fisher, Susan Marie Tan-Torres, Charles L. Gaworski, Ryan A. Black e Mohamadi A. Sarkar
Artigo original: https://harmreductionjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12954-019-0294-6
“Fumantes de cigarro tiveram um aumento do risco geral de mortalidade e risco para várias causas de morte específicas de doenças, enquanto os usuários de tabaco sem fumaça (TSF) tiveram consistentemente menores riscos de mortalidade.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
As avaliações que apoiam o risco de doença do tabaco sem fumaça (TSF) geralmente existem há décadas. Dados epidemiológicos mais recentes podem representar com mais precisão os riscos à saúde associados aos produtos TSF contemporâneos baseados nos EUA, muitos dos quais contêm níveis mais baixos de produtos químicos perigosos e potencialmente perigosos em comparação com os produtos TSF disponíveis anteriormente.
Métodos
Dados de dois conjuntos de dados longitudinais (National Longitudinal Mortality Study—NLMS e National Health Interview Survey—NHIS) foram analisados para determinar possíveis associações entre o uso de TSF e/ou tabagismo e mortalidade por todas as causas e doenças específicas. As razões de risco de mortalidade (RM) foram estimadas usando um modelo de regressão de riscos proporcionais de Cox aplicado a vários grupos, incluindo nunca usuários de qualquer tabaco ou produto TSF e usuários atuais e anteriores de TSF e/ou fumantes de cigarro.
Resultados
Os dois conjuntos de dados produziram resultados consistentes com padrões semelhantes evidentes para as causas específicas de morte medidas. O risco de mortalidade por todas as causas para usuários exclusivos de TSF foi significativamente menor do que o observado para fumantes exclusivos de cigarros e usuários duplos de TSF/cigarro. Tendências semelhantes foram encontradas para mortalidade por doenças do coração, doenças respiratórias crônicas e neoplasias malignas. O risco de mortalidade por câncer de pulmão em fumantes exclusivos aumentou cerca de 12 vezes em relação aos usuários que nunca fumaram, mas raramente esteve presente em usuários exclusivos de TSF em ambas as pesquisas (NHIS, < 5 casos/1.563 observações; NLMS, 3 casos/1.863 observações) . Embora os dados das pesquisas sejam limitados,
Conclusões
Dados epidemiológicos emergentes fornecem uma nova perspectiva sobre os riscos à saúde do uso de TSF em comparação com os riscos associados ao tabagismo. As estimativas de RM derivadas de dois conjuntos de dados atuais dos EUA, que incluem dados sobre produtos de tabaco contemporâneos, demonstram um claro diferencial de risco de mortalidade entre produtos TSF modernos e cigarros. Fumantes de cigarro tiveram um aumento do risco geral de mortalidade e risco para várias causas de morte específicas de doenças, enquanto os usuários de TSF tiveram consistentemente menores riscos de mortalidade.