O Reino Unido mais uma vez mostra estar na vanguarda quando se fala em tratamento e apoio aos fumantes, ao permitir a instalação de lojas para venda de cigarros eletrônicos dentro de hospitais, oferecendo produtos para auxiliar no combate ao fumo para pacientes, visitantes e seu corpo de funcionários.
Em um grande contraste com países como o Brasil, que não permitem o comércio destes aparelhos, dois hospitais da região de Midlands ou Terras Médias, localizadas bem no centro da Inglaterra, passaram a contar com vape shops, lojas especializadas no comércio de cigarros eletrônicos.
A iniciativa tem por objetivo tornar possível que nenhum paciente, visitante ou pessoal da equipe seja um fumante. No local o fumo é banido e uma multa de £50 (cerca de R$ 234,00) é aplicada para quem resolver fumar, com várias câmeras de segurança controlando o local.
Em West Bromwich, o hospital Sandwell General Hospital oferece uma loja localizada entre o departamento de Raio-X e o centro de teste de sangue, vendendo aparelhos, acessórios e líquidos.
A outra loja está no Hospital Municipal de Birmingham.
O uso de cigarros eletrônicos na Inglaterra continua aumentando, de 5.5% da população no ano de 2017 para 6.3% no ano de 2018, com mais da metade (51.5%) dos usuários alegando que os produtos ajudaram a parar de fumar.