Trabalho de Carl D. D’Ruiz, Donald W. Graff e Edward Robinson
Leia o artigo completo: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-016-3236-1
“As exposições a substâncias tóxicas nocivas à fumaça foram menores em fumantes que substituíram total ou parcialmente seus cigarros por cigarros eletrônicos durante cinco dias”.
Conteúdo
Abstrato
Fundo
Cigarros eletrônicos (e-cigarros) são alternativas populares aos cigarros convencionais entre os fumantes adultos que desejam reduzir sua exposição a constituintes nocivos da fumaça. No entanto, existe pouca informação sobre as exposições internas relativas resultantes da utilização exclusiva ou dupla de cigarros eletrónicos.
Métodos
Medições de uso do produto; eventos adversos; mudanças no desejo de fumar; e biomarcadores de exposição (BoE) no sangue, na urina e na respiração exalada representando substâncias tóxicas que contribuem para doenças relacionadas ao tabagismo foram feitos no início e após cinco dias de uso do produto em 105 fumantes confinados clinicamente randomizados em grupos que substituíram parcial ou completamente sua marca habitual cigarro combustível com cigarros eletrônicos comerciais ou descontinuou todos os produtos de nicotina e tabaco.
Resultados
Os indivíduos que mudaram para cigarros eletrônicos tiveram níveis significativamente mais baixos (29% a 95%) de BoEs urinários após 5 dias. Os equivalentes de nicotina diminuíram de 25% a 40%. Usuários duplos que substituíram metade do consumo diário de cigarros autorrelatado por cigarros eletrônicos experimentaram reduções de 7% a 38%, mas tiveram aumentos (1% a 20%) nos equivalentes de nicotina. Os níveis de biomarcadores de nicotina no sangue foram menores nos grupos de cessação (75%–96%) e uso de cigarro eletrônico (11%–83%); usuários duais não tiveram reduções significativas. Todos os grupos experimentaram reduções significativas no CO exalado (27% a 89%). Aumentos de NO exalado (46%–63%) foram observados nos grupos de cessação e uso de cigarros eletrônicos; usuários duais tiveram mudanças mínimas. No dia 5, todos os grupos tiveram maiores reduções no desejo de fumar em comparação com a cessação. No entanto, as reduções foram maiores no grupo de uso duplo.
Conclusões
Observou-se que as exposições a tóxicos nocivos da fumaça foram menores em fumantes que substituíram total ou parcialmente seus cigarros por cigarros eletrônicos em cinco dias.