Uma post no Twitter feito por Charles A. Gardner está oferecendo, até o momento da publicação deste artigo, uma recompensa de U$ 7.000,00 (convertidos para R$ 36.330,00 na cotação de 01/12/2022) para qualquer pessoa que apresente um caso confirmado de morte diretamente ligada a inalação de vapor contendo nicotina, se referindo ao uso de cigarros eletrônicos ou vape.
Tudo começou com um post de 11 de Janeiro de 2022 em que Charles publicou:
“OFERTA DE DINHEIRO
68 milhões de adultos no planeta usam #SaferNicotine vaporizadores para evitar formas tóxicas de tabaco. Adultos já tem usado esses aparatos por 20 anos.
Eu vou pagar U$ 100,00 para qualquer um que possa fornecer prova confirmada de uma (mesmo que somente uma) morte causada pela inalação de vapor de nicotina.”
Ao longo do tempo pessoas passaram a oferecer quantias para aumentar a oferta que hoje foi atualizada para U$ 7.000,00. Além do valor, também foi atualizado o número de consumidores de cigarros eletrônicos no mundo, agora de 85 milhões.
Charles A. Gardner é neurobiólogo, tem 25 anos de experiência em saúde global, é advogado para ex-fumantes que usam nicotina mais segura e seu objetivo de acordo com o perfil no Twitter é acabar com os cigarros. Ele é diretor executivo da INNCO, uma aliança sem fins lucrativos de 35 organizações independentes lideradas por voluntários em todo o mundo. Eles são financiados por contribuições individuais em espécie e pequenas doações de milhares de ex-fumantes adultos, formando uma comunidade global de ex-fumantes ajudando os fumantes a parar de fumar e defendendo os direitos de 112 milhões de pessoas que usam nicotina mais segura.