Trabalho de Travis R Whitacre, Alyssa Crippen, Mayah Monthrope, Tanisha Narine, Alex C Liber, Abigail S Friedman
Artigo original: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/early/2025/01/26/tc-2024-058895
“Restringir sabores nos vapes e não nos cigarros pode prejudiciar a saúde pública, fazendo com que consumidores de vaporizadores acabem passando a consumir cigarros combustíveis em busca de sabores”.
Abstrato
Objetivos: Caracterizar a exposição dos residentes dos EUA às restrições sobre a venda de sistemas eletrônicos de administração de nicotina (SEAN) aromatizados, charutos e cigarros mentolados ao longo do tempo e entre os estados, além de avaliar as correlações entre essas políticas.
Métodos: De 2022 a 2024, compilamos informações sobre políticas de sabor a partir de grupos de defesa e pesquisas online, localizamos os textos legais correspondentes e os revisamos para identificar detalhes das políticas, incluindo datas de vigência. Utilizando dados do censo, calculamos trimestralmente a proporção de residentes de cada estado coberta por essas políticas entre 2009 e 2024 e estimamos as correlações entre elas e os impostos sobre cigarros.
Resultados: Até janeiro de 2024, as restrições à venda de cigarros mentolados, charutos aromatizados e SEAN aromatizados cobriam, respectivamente, 17,6%, 18,1% e 28,1% da população dos EUA. Cerca de 1 em cada 10 residentes está sujeito a restrições sobre SEAN aromatizados sem restrições concomitantes sobre charutos aromatizados e cigarros mentolados. Fortes correlações entre a cobertura das políticas de sabor e as taxas de impostos sobre cigarros indicam a necessidade de considerar a exposição a um conjunto mais amplo de políticas de controle do tabaco ao avaliar os efeitos de qualquer uma dessas regulações isoladamente.
Conclusões: Embora a adoção estadual e local de restrições à venda de produtos de tabaco aromatizados tenha se expandido, a cobertura das políticas de sabor para produtos combustíveis ainda está muito atrás da cobertura para SEAN. Se isso levar alguns usuários de SEAN aromatizados a substituí-los por charutos aromatizados e/ou cigarros mentolados, essa combinação de políticas pode prejudicar a saúde pública.
Implicações para políticas públicas: A rápida implementação das regras propostas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que proíbem a venda de charutos aromatizados e cigarros mentolados, é essencial para garantir que a regulamentação de produtos de tabaco combustíveis, mais letais, não seja mais branda do que as restrições aplicadas a produtos de nicotina menos prejudiciais.