O livro intitulado “Pare de fumar comece a vaporar” do especialista em RDT – Redução dos Danos do Tabagismo, Dr. Colin Mendelsohn, oferece um guia prático para consumidores tomarem uma decisão informada para trocar o tabagismo pelo vaping, o uso de vaporizadores, também conhecidos como cigarros eletrônicos.
Desde noções básicas como “o que é o vaping” e informações de como usar vaporizadores, pontuando boas práticas no consumo, até um mergulho aprofundado e criterioso nas mais recentes pesquisas sobre os potenciais riscos e danos dos produtos, principalmente desmascarando mitos, o livro conta com mais de 400 referências técnicas e científicas, além de consultoria e pesquisa com consumidores, outros especialistas e entidades governamentais de diversos países.
Usar cigarros eletrônicos é mais seguro do que fumar? Quão prejudicial é a nicotina? O vaping ajuda a parar de fumar?
O livro responde a estas e muitas outras perguntas, cujo prefácio é assinado pelo Dr. Alex Wodak AM, diretor do Serviço de Álcool e Drogas do Hospital St. Vincents há mais de 30 anos, tratando de milhares de pessoas que usam drogas, que começa dizendo: “Tenho grande prazer em escrever um prefácio para este importante livro que pode ajudar a prevenir a morte prematura de possivelmente centenas de milhares de fumantes australianos.”
Dr. Colin Mendelsohn há décadas se envolve com a Redução dos Danos do Tabagismo, com quase 100 trabalhos técnicos ou científicos publicados. Se formou como médico pela Universidade de Sydney em 1976 com honras. Trabalhou como clínico geral por quase 30 anos, com interesse especial na cessação do tabagismo. Ele tem interesse em todos os aspectos da cessação do tabagismo e do controle do tabaco, com interesse especial na redução dos danos causados pelo tabaco – ajudando fumantes que não conseguem parar de fumar a mudar para produtos de nicotina mais seguros, como cigarros eletrônicos.
Críticas feitas por especialistas mundiais, comentários de legisladores, além de pessoas chaves em várias organizações e esferas governamentais, enaltecem a extensa pesquisa realizada na produção do livro, o foco na ciência concreta e livre de viés ou conflitos de interesses, a entrega de informações claras e de fácil leitura e principalmente a coragem de tratar de um assunto polêmico e polarizador de forma franca e direta, auxiliando o leitor a compreender mais sobre a RDT e o cenário mundial que envolve os cigarros eletrônicos.
Infelizmente o livro ainda não é muito acessível para brasileiros, não tem tradução para o Português e não é possível encomendá-lo diretamente pelo site oficial, mas já encontramos algumas unidades aqui no Brasil e é possível adquirir a versão digital. Também é possível adquirir diretamente de sites internacionais, lembrando que livros tem isenção de imposto de importação no Brasil, então não tenha medo de ser taxado.
Recomendamos a leitura!