Os diferentes modelos de coils

Publicado:

Tempo de leitura: 4 minutos

As coils são bobinas de metal responsáveis por produzir o aerosol inalado nos vaporizadores através de seu aquecimento, controlando a experiência vaping. É através do tipo de coil que são definidas a temperatura e quantidade de vapor, tipo de tragada, intensidade de sabor, entre outros fatores.

Existem duas categorias principais: as coilhedas manufaturadas que bastam ser rosqueadas nos aparelhos e as chamadas apenas de coils, bobinas artesanais que devem serem instaladas pelo consumidor e que requerem um pouco mais de conhecimento e manutenção, como o pré-aquecimento do metal e a instalação do algodão.

Tipos de fio

Para os modelos apresentados neste artigo, os metais usados são Kanthal (uma marca de fio), FeCrAl (composto de Ferro, Crômio e Alumínio), Nichrome (ou Nicrômio uma combinação de Níquel e Crômio) ou aço inoxidável. Os três primeiros devem ser usados exclusivamente no modo POWER ou POTÊNCIA dos aparelhos enquanto o aço inox pode ser usado também no modo controle de temperatura, um tipo diferente de configuração presente em diversos dispositivos que exige conhecimento próprio para ser usado com segurança.

Coil padrão ou simples

A coil padrão ou simples é como o nome já diz, o método mais básico de todos. O fio é enrolado em forma de bobina. A quantidade de voltas ou o diâmetro interno é definido pelo consumidor.

Paralelas

Também autoexplicativo, são fios paralelos enrolados para compor a bobina. Pode-se utilizar dois ou mais fios simples ou várias técnicas em conjunto.

Twisted ou trançada

São dois fios trançados entre si, criando uma bobina com maior quantidade de metal à partir de dois fios mais finos.

Clapton Coil

Clapton coil foi inventada por Derek Small, um consumidor que estava vendo seu amigo tocar guitarra e ao observar os fios do instrumento imaginou quanta área útil de superfície aqueles fios enrolados teriam, dai seu nome. Ele enrolou um fio de metal fino em volta de um fio mais grosso, servindo de núcleo, criando a técnica.

O resultando é um aumento da quantidade de metal da bobina utilizando pouco espaço adicional, com maior área de contato com o algodão e o líquido, intensificando consideravelmente a produção de sabor e vapor.

Híbridas

As coils híbridas são variantes ou a mistura de uma ou mais técnicas, portanto a quantidade de combinações pode ser um pouco exagerada. Apresentamos aqui algumas das mais famosas:

Fused Clapton – É uma Clapton coil que utiliza dois fios centrais em paralelo ao invés de apenas um.

Stapled coil – Similar a anterior, porém com mais de dois fios centrais, cujo formato lembra um grampo de grampeador, daí seu nome “bobina grampeada”.

Stapled Staggered Coil – Combinações diversas de duas ou mais Clapton Coils e trançamentos diferentes de fios, com vários núcleos em paralelo e intercalamento de metais. Não há uma regra e depende somente da criatividade de quem faz.

Alien clapton – Um tipo de Clapton Coil feita com uma técnica onde os fios formam um padrão sinuoso. Pode ser combinada com outros tipos para formar as mais diversas combinações.

Ribbon wire – Não é uma técnica propriamente dita e sim um tipo de fio achatado, dai seu nome ribbon que significa “fita” em inglês.

Conclusão

Mas todo esse trabalho resulta em algum benefício? Sim, há um perceptível ganho de sabor e produção de vapor entre coilheads prontas de fábrica e uma coil mais complexa como as Claptons Coils.

A diferença de maior sabor e vapor começa a diminuir quando comparamos com coils ainda mais complexas, sendo motivo de algum debate se há vantagem frente ao trabalho necessário. Apesar disso, a fabricação de coils ultrapassou a linha da redução de danos e se tornou um passatempo e uma cultura ao redor do mundo do vaping, inclusive com campeonatos de artistas e profissionais que criam verdadeiras obras de arte.

Outros artigos

Agora é proibido fumar nas ruas de Milão, na Itália, mas o vaping segue permitido

Enquanto os cigarros tradicionais não poderão mais ser consumidos nas ruas, os eletrônicos continuam sendo aceitos como redutores de danos.

Prevalência e correlatos dos efeitos colaterais negativos do uso de nicotina por vaping: Resultados da pesquisa de 2020 do ITC sobre tabagismo e vaping...

Hua-Hie Yong, Laura Hughes, Ron Borland, Shannon Gravely, K Michael Cummings, Leonie S Brose, Eve Taylor, Maansi Bansal-Travers, Andrew Hyland
"Os efeitos colaterais negativos associados ao uso de produtos de vaporização de nicotina foram raros e geralmente leves nos quatro países estudados. A menor duração do uso, o uso simultâneo de cigarro e vaporização, e a percepção de maiores riscos associados à vaporização em comparação ao fumo foram fatores relacionados ao maior relato de efeitos colaterais atribuídos à vaporização."

Comparando a saúde autoavaliada entre usuários exclusivos de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros tradicionais: uma análise da Pesquisa de Saúde da Inglaterra de...

Yusuff Adebayo Adebisi, Duaa Abdullah Bafail
"Esses achados sugerem que usuários exclusivos de cigarros eletrônicos percebem sua saúde de forma mais positiva do que fumantes de cigarros tradicionais, oferecendo insights úteis para as discussões sobre estratégias de redução de danos."

Os efeitos dos padrões de uso de cigarros eletrônicos sobre a carga de sintomas relacionados à saúde e a qualidade de vida: análise de...

Yue Cao, Xuxi Zhang, Ian M Fearon, Jiaxuan Li, Xi Chen, Yuming Xiong, Fangzhen Zheng, Jianqiang Zhang, Xinying Sun, Xiaona Liu
"Usuários exclusivos de cigarros eletrônicos (EC) apresentaram menos sintomas relacionados à saúde e melhor qualidade de vida (QoL) do que aqueles que eram fumantes exclusivos de cigarros convencionais (CC). Isso deve ser levado em consideração ao avaliar o potencial de redução de danos dos cigarros eletrônicos."

Novo estudo mostra mínima diferença na saúde de pessoas que usam cigarros eletrônicos sem histórico de tabagismo em comparação com quem nunca consumiu nicotina

Trabalho ajuda a entender os reais impactos menores dos cigarros eletrônicos quando usados isolados do consumo de cigarros tradicionais.

Projeto de Lei da Câmara dos Deputados pode criminalizar consumidores de cigarros eletrônicos no Brasil

PL Nº 2.158 quer tornar crime "transportar" e "armazenar" cigarros eletrônicos, sem distinção de comércio ou uso próprio, ameaçando milhões de consumidores brasileiros.

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Mudança de Cigarros para Produtos de Tabaco Aquecido no Japão – Potencial Impacto nos Resultados de Saúde e Custos de Assistência Médica Associados

Joerg Mahlich, Isao Kamae
"Considerando as taxas de prevalência heterogêneas, uma abordagem única de controle do tabaco é ineficaz. O Japão deve priorizar medidas de custo-efetivo que promovam benefícios à saúde pública e econômicos. Incentivar os fumantes a trocar por produtos de risco reduzido, aumentar a conscientização sobre os riscos à saúde e adotar um modelo de tributação baseado no dano podem impulsionar mudanças positivas. Parcerias público-privadas podem intensificar os esforços de redução de danos. Com uma combinação de reformas tributárias, regulamentações revisadas, colaborações e pesquisas contínuas, o Japão pode criar uma abordagem mais eficaz e abrangente para o controle do tabaco."

Lojas de varejo de cigarros eletrônicos no México: um país que proíbe a venda

David Zepeta Hernández, Angelica Susana López Arellano, Erika Mayte Del Angel Salazar, Nazaria Martínez Díaz
"Os cigarros eletrônicos estão amplamente disponíveis e comercializados em diversos pontos de venda no México. O alto número de lojas, marcas de líquidos e cigarros eletrônicos indica o descumprimento das regulamentações existentes."

Transformação do mercado de produtos de tabaco no Japão, 2011–2023

Michael Cummings, Avery Roberson, David T Levy, Rafael Meza, Kenneth E Warner, Geoffrey T Fong, Steve Shaowei Xu, Shannon Gravely, Bibha Dhungel, Ron Borland, Richard J O'Connor, Maciej Lukasz Goniewicz e David T Sweanor
"Embora muitos fatores possam ser responsáveis ​​pela queda nas vendas de cigarros no Japão nos últimos 12 anos, o aumento nas vendas de HTPs parece ser um fator."

Prognóstico após a mudança para cigarros eletrônicos após intervenção coronária percutânea: um estudo nacional coreano

Danbee Kang, Ki Hong Choi, Hyunsoo Kim, Hyejeong Park, Jihye Heo, Taek Kyu Park, Joo Myung Lee, Juhee Cho, Jeong Hoon Yang, Joo-Yong Hahn, Seung-Hyuk Choi, Hyeon-Cheol Gwon, Young Bin Song
"Entre fumantes submetidos a intervenção coronária percutânea para doença arterial coronária, a mudança para o uso de cigarro eletrônico (particularmente a transição completa) ou parar de fumar foi associada à redução do risco de eventos cardíacos adversos maiores do que o uso contínuo de cigarro combustível."

Na última década o vaping salvou 113 mil vidas e economizou quase 1 trilhão de reais na economia e na saúde dos EUA

Relatório traduzido para o Português pela organização científica Direta.org mostra que o vaping tem um grande impacto positivo quando devidamente regulado.