Também conhecido como vape, vaporizador e nomeado oficialmente pela ANVISA como DEF – Dispositivo Eletrônico para Fumar (apesar de muitas críticas de especialistas que “fumar” provém de “fumaça”, o que não existe nos dispositivos) é um produto que cria um aerosol inalável ao transformar um líquido em vapor, que pode ter ou não nicotina, normalmente oferecido com sabores (tabaco, café, frutas, menta, doces, etc.) e potencial de servir como uma alternativa ao fumante, pois, além de entregar nicotina ao organismo, também proporciona experiência semelhante ao ato de fumar.
Apesar das similaridades, o processo não envolve o consumo de tabaco, nem gera o alcatrão ou monóxido de carbono e por não ter queima ou combustão de material, representa apenas uma fração dos riscos de fumar.
Por transformar o líquido em aerosol através da vaporização, o ato de se usar um cigarro eletrônico pode ser chamado de “vaporar” ou “vaporizar” e não “fumar”, daí a crítica em relação a nomenclatura adotada pela ANVISA, pois não há produção de “fumaça” e sim “vapor”.
Apesar do nome “cigarro eletrônico”, os aparelhos atuais se distanciam muito do formato de um cigarro, sendo produzidos nos mais diversos formatos, desde cilíndricos, caixas, até cachimbos, usando diversos tipos de materiais como aço, alumínio, madeira e até mármore e outras pedras, por isso defende-se o uso da palavra “vaporizador” e não mais “cigarro eletrônico”.
É interessante notar que pessoas leigas fazem distinção entre produtos como PODS (mais portáteis e com maior concentração de nicotina) e os “vapes” se referindo aos produtos de maior vaporização e menor concentração de nicotina, similares ao narguilé, o que é errado, pois são todos considerados vaporizadores.
Conteúdo
Anatomia de um cigarro eletrônico/vaporizador
Apesar de inúmeros modelos e opções existentes, todos trabalham com a mesma tecnologia e funcionam de forma semelhante, sendo compostos pelos seguintes items:
- Uma bateria, fonte de energia do produto;
- Um atomizador ou cartucho, que irá servir de reservatório do líquido e alimentar um sistema de algodão e resistência;
- O líquido que será inalado, com uma determinada dose de nicotina à escolha do consumidor, podendo inclusive ser zero;
Como funciona?
Ao ser acionado (seja por um botão ou apenas ao tragar) é aplicada uma corrente elétrica até uma bobina de metal, chamada também de resistência, que funciona basicamente como um chuveiro. A corrente elétrica aquece o metal, que por sua vez está envolvendo um algodão molhado com o líquido que será vaporizado e inalado.
A peça responsável por todo o processo chama-se atomizador, possuindo um deck para instalação da bobina e dependendo do modelo também oferece um reservatório para o líquido. Apesar de existirem diversos tipos de atomizadores, com uma infinidade de combinações de bobinas, tipos de fios, algodão e muito mais, o processo é basicamente sempre o mesmo, alterando apenas a quantidade de vapor produzido, a capacidade do sistema de receber maiores potências e a experiência como um todo.
No caso dos PODS o cartucho faz a função de atomizador, que apesar do tamanho significativamente menor, realiza o mesmo processo.
Os líquidos para vaporizadores
Um líquido para vaporizadores é composto basicamente de 4 substâncias: Glicerina, Propilenoglicol, essências de sabor e opcionalmente nicotina. Em países que regulamentaram o comércio e produção de líquidos para cigarros eletrônicos, foram implementadas diretrizes específicas para definir as características de cada componente dos produtos como pureza, composição, entre outros.
Mais informações
O Vapor Aqui é a maior fonte de informações sobre vaping em língua Portuguesa e por aqui você encontra muito mais conteúdo, deixamos algumas sugestões abaixo, na dúvida utilize a ferramenta de pesquisa ou consulte nossa seção de Guias.
As dúvidas mais frequentes sobre o vaping
Primeiro uso de um vaporizador
Guia completo de segurança de pilhas
Os diferentes modelos de coils
Abaixo, oferecemos um vídeo didático com um resumo sobre os vaporizadores, sua história, modelos, impactos na saúde, legislação e muito mais.