O emblemático caso de sucesso do Japão na redução de danos do tabagismo

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

O Japão tem uma longa história de consumo de tabaco e vem adotando várias medidas para regulamentar a indústria tabagista e reduzir os impactos negativos do tabagismo na saúde pública. O país tem uma das mais altas taxas de fumantes no mundo, com cerca de 20% da população fumando diariamente. Isso se traduz em um número alarmante de mortes relacionadas ao tabagismo, com mais de 150 mil ocorrendo todos os anos atribuídas ao fumo.

No entanto, o Japão também tem liderado a inovação na indústria do tabaco, com a introdução de novas tecnologias, como cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido, comprovadamente menos prejudiciais à saúde. A legislação japonesa tem acompanhado essa evolução, regulamentando esses produtos de maneira diferente dos cigarros tradicionais.

Atualmente, o uso de cigarros eletrônicos é permitido no Japão, mas a venda de líquidos com nicotina é proibida. Os usuários podem importar líquidos com nicotina para uso pessoal, mas a venda e distribuição são ilegais. Já o tabaco aquecido é regulamentado de forma diferente e legalmente permitido, mesmo sendo um produto que contém nicotina.

Neste cenário, a empresa Japan Tobacco, dona da marca de cigarros Winston e Camel e líder no mercado japonês com 60% de participação, divulgou seus resultados de 2023, cujo relatório está disponível no site da empresa.

O documento oferece uma visão bastante clara dos resultados, que servem como um exemplo extraordinário do efeito de substituição dos cigarros convencionais para os produtos de tabaco aquecido, criando a mais rápida redução nas vendas de cigarros já vista em um grande mercado. 

Isso sem ainda ter criado uma abertura mais ampla para outras alternativas como os cigarros eletrônicos que contém nicotina, nem esforços políticos ou educacionais para facilitar essa transição, sendo esta uma resposta orgânica de interesse puramente dos consumidores.

Os dados mostram que em 2015 foram vendidos 182,3 bilhões de cigarros no Japão e em 2022 esse número já era de 97,7 bilhões. Uma queda de 46,4% em sete anos.

A empresa informa que o tabaco aquecido, chamados também de Produtos de Risco Reduzido – PRR já representam 34% do mercado e continua a mencionar especificamente o crescimento das vendas para explicar a queda no interesse pelos cigarros.

A experiência japonesa é sem precedentes. Na rapidez do declínio do consumo de cigarros a combustão, na disposição de uma empresa de tabaco em fornecer dados de suas vendas e na capacidade da comunidade global de controle do tabagismo de ignorar tudo isso.

Um exemplo do que podemos esperar dessa nova realidade é o estudo Doença Isquêmica do Coração e Hospitalizações por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica no Japão Antes e Depois da Introdução de um Produto de Tabaco Aquecido que usou dados do mundo real do Japão. Com aproximadamente 7,3 milhões de pacientes, reuniu evidências de que a substituição generalizada de cigarros por produtos sem combustão pode ter um impacto positivo substancial na saúde da população.

A análise da tendência temporal em hospitalizações por exacerbações de DPOC e infarto agudo do miocárdio entre os japoneses mostrou uma diminuição significativa e consistente no número de hospitalizações após a introdução dos produtos de tabaco aquecido no Japão. Isso ocorreu na ausência de qualquer mudança nas políticas locais de controle do tabagismo.

São resultados reais de um impacto positivo na saúde pública japonesa após a oferta de produtos de menor risco para a substituição dos cigarros queimados por alternativas sem combustão e consequentemente menos prejudiciais.

Outros artigos

Como carregar corretamente o seu vape/pod?

Apesar do comércio proibido no Brasil, milhões de pessoas usam vape/pod. Quer saber como carregar corretamente os produtos para evitar acidentes?

Efeito dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo sobre sintomas de depressão e ansiedade: Análise secundária de um ensaio clínico randomizado

Anna Rihs, Anna Schoeni, Tamara Scharf, Julian Jakob, Kali Tal, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Anja Frei, Martin Brutsche, Nicolas Rodondi, Reto Auer, Stéphanie Baggio.
"Efeito dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo sobre sintomas de depressão e ansiedade: Análise secundária de um ensaio clínico randomizado"

Examinando disparidades socioeconômicas entre usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros em três jurisdições canadenses

Sarah MacDougall, Mark Asbridge
"Examinando disparidades socioeconômicas entre usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros em três jurisdições canadenses"

Sabores de e-líquido e escolhas de concentração de nicotina ao longo de 6 meses após uma tentativa de cessação do tabagismo com DEFs: Análises...

Angela Flavia Mosimann, Eva M. Güttinger, Kali Tal, Anna Schoeni, Stéphanie Baggio, Nicolas Sambiagio, Aurélie Berthet, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Martin Brutsche, Anja Frei, Moa Lina Haller, Reto Auer, Julian Jakob
"Sabores de e-líquido e escolhas de concentração de nicotina ao longo de 6 meses após uma tentativa de cessação do tabagismo com ENDS: Análises secundárias de um ensaio clínico randomizado"

Diferenças nos níveis de biomarcadores de potencial dano entre usuários de um produto de tabaco aquecido, fumantes de cigarro convencional e nunca fumantes no...

Chikako Sakaguchi, Yasufumi Nagata, Akira Kikuchi, Yuki Takeshige, Naoki Minami
"Diferenças nos níveis de biomarcadores de potencial dano entre usuários de um produto de tabaco aquecido, fumantes de cigarro convencional e nunca fumantes no Japão: Um estudo observacional pós-mercado"

Avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada

Rachel Murkett, Megyn Rugh, Belinda Ding
"Avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada"

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Mortalidade em relação ao tabagismo: 50 anos de observações sobre médicos britânicos do sexo masculino

Richard Doll, Richard Peto, Isabelle Sutherland
"Mortalidade em relação ao tabagismo: 50 anos de observações sobre médicos britânicos do sexo masculino"

Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina para Cessação do Tabagismo

Reto Auer, Anna Schoeni, Jean-Paul Humair, Isabelle Jacot-Sadowski, Ivan Berlin, Mirah J. Stuber, Moa Lina Haller, Rodrigo Casagrande Tango, Anja Frei, Alexandra Strassmann, Philip Bruggmann, Florent Baty, Martin Brutsche, Kali Tal, Stéphanie Baggio, Julian Jakob, Nicolas Sambiagio, Nancy B. Hopf, Martin Feller, Nicolas Rodondi, Aurélie Berthet
"Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina para Cessação do Tabagismo"

Eficácia dos cigarros eletrônicos para a cessação do tabagismo em populações com transtornos psiquiátricos e/ou problemas com o uso de substâncias: Uma análise secundária...

Stéphanie Baggio, Philip Bruggmann, Anna Schoeni, Nazanin Abolhassani, Kali Tal, Susanne Pohle, Anja Frei, Jean-Paul Humair, Isabelle Jacot-Sadowski, Janine Vetsch, Luca Lehner, Anna Rihs, Laurent Gétaz, Aurélie Berthet, Moa Haller, Mirah Stuber, Julian Jakob, Reto Auer
"Eficácia dos cigarros eletrônicos para a cessação do tabagismo em populações com transtornos psiquiátricos e/ou problemas com o uso de substâncias: Uma análise secundária de um ensaio clínico randomizado"

Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Usando a história em quadrinhos, um projeto na África está divulgando a atuação de profissionais importantes no campo científico, que defendem a redução de danos do tabagismo.

Os perigos do tabagismo e os benefícios da cessação: Um resumo crítico das evidências epidemiológicas em países de alta renda

Prabhat Jha - Centre for Global Health Research, Dalla Lana School of Public Health and Unity Health, Toronto, University of Toronto, Canada
"Os perigos do tabagismo e os benefícios da cessação: Um resumo crítico das evidências epidemiológicas em países de alta renda"