Trabalho do Colégio Real de Médicos
Leia o artigo completo: https://www.rcplondon.ac.uk/projects/outputs/nicotine-without-smoke-tobacco-harm-reduction
Principais recomendações
- Fumar é a maior causa evitável de morte e incapacidade, e desigualdade social na saúde, no Reino Unido.
- O fornecimento da nicotina em que os fumantes são viciados sem os componentes nocivos da fumaça do tabaco pode evitar a maior parte dos danos causados pelo fumo.
- A terapia de reposição de nicotina (TRN) é mais eficaz para ajudar as pessoas a parar de fumar quando usada em conjunto com informações e apoio de profissionais de saúde, mas muito menos quando usada isoladamente.
- Os cigarros eletrônicos são comercializados como produtos de consumo e estão se mostrando muito mais populares do que o NRT como substituto e concorrente dos cigarros de tabaco.
- Os cigarros eletrônicos parecem ser eficazes quando usados por fumantes como uma ajuda para parar de fumar .
- Atualmente, os cigarros eletrônicos não são fabricados de acordo com os padrões de medicamentos e provavelmente são mais perigosos do que os NRT.
- No entanto, é improvável que o perigo para a saúde decorrente da inalação prolongada de vapor dos cigarros eletrônicos disponíveis hoje exceda 5% dos danos causados pelo fumo do tabaco .
- Os desenvolvimentos tecnológicos e os padrões de produção aprimorados podem reduzir o perigo a longo prazo dos cigarros eletrônicos.
- Existem preocupações de que os cigarros eletrônicos aumentem o tabagismo ao renormalizar o ato de fumar, atuando como uma porta de entrada para o tabagismo em jovens e sendo usados para abstinência temporária, não permanente, de fumar.
- No entanto, as evidências disponíveis até o momento indicam que os cigarros eletrônicos estão sendo usados quase exclusivamente como alternativas mais seguras ao tabaco fumado, por fumantes confirmados que estão tentando reduzir os danos causados ao fumo para si mesmos ou para outras pessoas, ou para parar de fumar completamente.
- Há uma necessidade de regulamentação para reduzir os efeitos adversos diretos e indiretos do uso de cigarros eletrônicos, mas essa regulamentação não deve inibir significativamente o desenvolvimento e o uso de produtos de redução de danos por fumantes.
- No entanto, no interesse da saúde pública, é importante promover o uso de cigarros eletrônicos, NRT e outros produtos de nicotina não derivados do tabaco o mais amplamente possível como substitutos do tabagismo no Reino Unido.