Trabalho de David T Levy, Ron Borland, Eric N Lindblom, Maciej L Goniewicz, Rafael Meza, Theodore R Holford, Zhe Yuan, Yuying Luo, Richard J O’Connor, Raymond Niaura, David B Abrams
Artigo original: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/27/1/18
“A comunidade de controle do tabaco está dividida em relação ao papel dos cigarros eletrônicos no controle do tabagismo. Nossas projeções mostram que uma estratégia de substituir o cigarro pelo vaping renderia ganhos substanciais de anos de vida, mesmo sob suposições pessimistas em relação à cessação, iniciação e danos relativos.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
As políticas americanas de controle do tabaco para reduzir o uso de cigarros têm sido eficazes, mas seu impacto tem sido relativamente lento. Este estudo considera uma estratégia de mudar os fumantes para o uso de cigarros eletrônicos (‘vaping’) nos EUA para acelerar o progresso do controle do tabagismo.
Métodos
Um cenário de status quo, desenvolvido para projetar taxas de tabagismo e resultados de saúde na ausência de vaping, é comparado com modelos de substituição, nos quais o uso de cigarro é amplamente substituído por vaping em um período de 10 anos. Testamos um Cenário Otimista e um Cenário Pessimista, diferindo em termos dos danos relativos dos cigarros eletrônicos em comparação com os cigarros e o impacto na iniciação, cessação e troca geral. Os resultados de mortalidade projetados por idade e sexo nos Cenários Status Quo e Substituição de Cigarros Eletrônicos são comparados de 2016 a 2100 para determinar os impactos na saúde pública.
Descobertas
Comparadas com o Status Quo, a substituição do uso de cigarros pelo uso de cigarros eletrônicos em um período de 10 anos resulta em 6,6 milhões de mortes prematuras a menos, com 86,7 milhões de anos de vida perdidos a menos no Cenário Otimista. Sob o Cenário Pessimista, 1,6 milhão de mortes prematuras são evitadas com 20,8 milhões de anos de vida perdidos a menos. Os maiores ganhos estão entre as coortes mais jovens, com um ganho de 0,5 na expectativa média de vida projetada para a coorte de 15 anos em 2016.
Conclusões
A comunidade de controle do tabaco está dividida em relação ao papel dos cigarros eletrônicos no controle do tabagismo. Nossas projeções mostram que uma estratégia de substituir o cigarro pelo vaping renderia ganhos substanciais de anos de vida, mesmo sob suposições pessimistas em relação à cessação, iniciação e danos relativos.