Trabalho de Hongying Dai, Neal L. Benowitz, Chandran Achutan
Artigo original: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2788923
Abstrato
Importância: As transições entre cigarros eletrônicos e cigarros são comuns entre os usuários de tabaco, mas as evidências empíricas sobre os resultados para a saúde das trocas de produtos de tabaco são escassas.
Objetivos: Examinar as mudanças nos biomarcadores urinários entre a linha de base e o acompanhamento de 1 ano entre adultos usuários de tabaco que fizeram transição entre cigarros eletrônicos e cigarros.
Desenho, Local e Participantes: Este estudo de coorte utilizou dados da onda 1 (linha de base, setembro de 2013 a dezembro de 2014) e onda 2 (acompanhamento de 1 ano, outubro de 2014 a outubro de 2015) do Population Assessment of Tobacco and Health Study. Foi analisado um subconjunto da amostra probabilística de adultos dos EUA que forneceram voluntariamente biospecimes em 2 ondas. Os participantes foram divididos em 3 grupos mutuamente exclusivos na linha de base: fumantes exclusivos de cigarros, usuários exclusivos de cigarros eletrônicos e usuários duplos. A análise dos dados foi realizada em 2021.
Exposições: Constituientes prejudiciais e potencialmente prejudiciais incluíram metabólitos da nicotina, nitrosaminas específicas do tabaco (TSNAs; incluindo 4-(metilnitrosamino)-1-(3-piridil)-1-butanol [NNAL]), metais, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e compostos orgânicos voláteis (VOCs).
Principais Resultados e Medições: Foram examinadas as mudanças dentro do participante em 55 biomarcadores urinários de exposição (BOEs) a constituintes prejudiciais e potencialmente prejudiciais usando modelos de regressão multivariada.
Resultados: Entre 3211 participantes (55,6% mulheres, 68,3% brancos, 13,2% negros e 11,8% hispânicos) na linha de base, 21,9% dos usuários exclusivos de cigarros, 42,8% dos usuários exclusivos de cigarros eletrônicos e 62,1% dos usuários duplos mudaram o uso do produto no acompanhamento (todas as porcentagens são ponderadas). Houve uma redução significativa nas concentrações urinárias de TSNAs, PAHs e VOCs quando os usuários fizeram transição de uso exclusivo de cigarros para uso exclusivo de cigarros eletrônicos, com uma redução de 92% no NNAL, de uma média de 168,4 pg/mg creatinina (IC 95%, 102,3-277,1 pg/mg creatinina) para 12,9 pg/mg creatinina (IC 95%, 6,4-25,7 pg/mg creatinina; P < .001). Um painel semelhante de BOEs diminuiu quando os usuários duplos fizeram transição para o uso exclusivo de cigarros eletrônicos; os níveis de NNAL diminuíram em 96%, de uma média de 143,4 pg/mg creatinina (IC 95%, 86,7-237,0 pg/mg creatinina) para 6,3 pg/mg creatinina (IC 95%, 3,5-11,4 pg/mg creatinina; P < .001). Os metabólitos da nicotina, TSNAs, PAHs e VOCs aumentaram significativamente quando os usuários exclusivos de cigarros eletrônicos na linha de base fizeram transição para o uso exclusivo de cigarros ou uso duplo. A transição do uso exclusivo de cigarros para o uso duplo não foi associada a reduções significativas nos BOEs.
Conclusões e Relevância: Este estudo de coorte nacional fornece evidências sobre a possível redução de danos associada à transição do uso exclusivo de cigarros ou uso duplo para o uso exclusivo de cigarros eletrônicos. Cigarros eletrônicos tendem a complementar os cigarros por meio do uso duplo, em vez de cessação, no nível populacional. O monitoramento contínuo dos BOEs no nível populacional e a avaliação da mudança nos BOEs por transição de produto são necessários, assim como os resultados adversos para a saúde bem definidos.