Vaper’s Tongue – E se você parasse de sentir o sabor dos juices?

Publicado:

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja você alguém que apenas começou a utilizar um vaporizador ou um consumidor experiente, parece que qualquer um está sujeito à essa estranha condição, perder a percepção dos sabores nos líquidos consumidos.

Apesar de ser conhecida como Vaper’s Tongue ou “Língua do Vaper”, o problema parece não estar ligado à língua e sim aos sensos olfatórios e a percepção de cheiros.

Um termo mais correto pode ser o da “fadiga de sabor”.

A condição pode acometer qualquer um, independente de tempo, tipo de produto utilizado ou líquidos consumidos e pode ser gradual, perdendo o sabor aos poucos, ou drástica, surgindo da noite para o dia.

Apesar de não termos pesquisas científicas claras sobre o assunto, os relatos são suficientes para considerar que não é apenas lenda urbana, sendo uma condição totalmente aleatória que ainda não foi completamente entendida, mas já são conhecidos alguns gatilhos que podem iniciar este processo e aqui vamos analisar cada um deles, além de oferecer algumas possíveis soluções para o problema.

Porém não posso deixar de ressaltar a importância de sempre que você tiver um problema em seu corpo ou sua mente, procure um médico.

Motivos para o Vaper’s Tongue

Parar de fumar

O ato de parar de fumar pode ser um dos causadores da falta de percepção de sabor nos líquidos para vaporizadores. Lembre-se que o cigarro é um agente que neutraliza sua percepção de sabores, portanto quando você substitui um agente neutralizador por outra coisa que não possui o mesmo efeito, pelo contrário, oferece um sabor muitas vezes intenso e agradável, o sistema sensorial pode “entrar em curto” durante este processo de transição.

Desidratação

Manter-se hidratado é importante para fumantes, vapers ou mesmo quem não usa nenhum dos dois. No caso dos vapers é ainda mais importante pois os líquidos consumidos são normalmente compostos por Propilenoglicol e Glicerina, ambos agentes que desumidificam o organismo, principalmente vias aéreas, portanto deve-se consumir muita água para evitar a desidratação, que pode causar apenas a perda do sabor.

Utilizar o mesmo sabor por muito tempo

A falta de variedade nos sabores consumidos é uma das possíveis causas do Vaper’s Tongue. É muito bom achar aquele sabor perfeito para usar todos os dias, mas ficar apenas nele pode fazer o cérebro se acostumar tanto que passa a percebê-lo cada vez menos.

Medicação

Alguns compostos podem desabilitar ou diminuir a percepção, remédios à base de lítio, drogas para a tireoide, câncer entre outros podem fazer perder a sensação geral de sabor.

Resfriados, nariz trancado e outras doenças

A perda do sabor pode estar associada a alguma doença, gripe, resfriado, nariz trancado, sinusite, alergias e qualquer outra coisa que comprometa as vias superiores. Na dúvida consulte um médico.

Porque sim

É, às vezes as coisas são misteriosas e simplesmente acontecem.

Possíveis soluções para o Vaper’s Tongue

Ir ao médico

Nunca é demais se precaver, pessoas são muito diferentes entre si, o corpo humano aind é um mistério e não se brinca com a saúde, se algo está errado com o nosso corpo, devemos ir ao médico.

Utilizar vários sabores

Manter o cérebro ocupado identificando e analisando sabores diferentes é uma boa ideia. Provar sabores contraditórios, ir do atabacado ao doce, passando pelo amargo e terminando no azedo.

Chocar os seus sentidos

Às vezes apenas mudar o sabor do líquido e deixar aquele preferido por alguns dias é suficiente para o cérebro se desacostumar com o sabor já conhecido. É sabido que o sabor mentol contribui melhor com este processo.

É também possível apelar para outros métodos como cheirar grãos de café, o que é inclusive usado por profissionais provadores de vinho ou de perfumes para “reiniciar” os sentidos olfativos, o que pode ajudar no paladar.

Utilizar um produto forte para higienizar a boca, como Listerine, também é uma possível solução.

Higiene bucal

Manter a higiene bucal é importante independente se você é um vaper ou não. Uma boa limpeza bocal, incluindo escovação da língua, com alguma pasta mentolada de sabor forte, pode contribuir para retornar com a percepção dos sabores.

Ter paciência e esperar melhorar sozinho

Muitas vezes a coisa toda vai embora sozinha após alguns dias. Na dúvida, vá ao médico!

Outros artigos

Caracterização Química Abrangente dos Cigarros Natural American Spirit

Vipin Jain, Aleksandra Alcheva, Darlene Huang, Rosalie Caruso, Anshu Jain, Mula Lay, Richard O'Connor, Irina Stepanov
"O alto teor de nicotina sugere que os cigarros NAS podem ser mais viciantes do que muitas outras marcas. Algumas variedades de NAS apresentaram níveis igualmente baixos de TSNA (nitrosaminas específicas do tabaco), independentemente de serem rotuladas como orgânicas ou não. Os níveis de outras substâncias tóxicas foram semelhantes aos de outras marcas. São necessárias medidas de educação do consumidor e regulamentação adicional para combater a percepção equivocada de que os cigarros NAS são mais seguros do que outras marcas comerciais de cigarros."

Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Usando a história em quadrinhos, um projeto na África está divulgando a atuação de profissionais importantes no campo científico, que defendem a redução de danos do tabagismo.

Agora é proibido fumar nas ruas de Milão, na Itália, mas o vaping segue permitido

Enquanto os cigarros tradicionais não poderão mais ser consumidos nas ruas, os eletrônicos continuam sendo aceitos como redutores de danos.

Prevalência e correlatos dos efeitos colaterais negativos do uso de nicotina por vaping: Resultados da pesquisa de 2020 do ITC sobre tabagismo e vaping...

Hua-Hie Yong, Laura Hughes, Ron Borland, Shannon Gravely, K Michael Cummings, Leonie S Brose, Eve Taylor, Maansi Bansal-Travers, Andrew Hyland
"Os efeitos colaterais negativos associados ao uso de produtos de vaporização de nicotina foram raros e geralmente leves nos quatro países estudados. A menor duração do uso, o uso simultâneo de cigarro e vaporização, e a percepção de maiores riscos associados à vaporização em comparação ao fumo foram fatores relacionados ao maior relato de efeitos colaterais atribuídos à vaporização."

Comparando a saúde autoavaliada entre usuários exclusivos de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros tradicionais: uma análise da Pesquisa de Saúde da Inglaterra de...

Yusuff Adebayo Adebisi, Duaa Abdullah Bafail
"Esses achados sugerem que usuários exclusivos de cigarros eletrônicos percebem sua saúde de forma mais positiva do que fumantes de cigarros tradicionais, oferecendo insights úteis para as discussões sobre estratégias de redução de danos."

Os efeitos dos padrões de uso de cigarros eletrônicos sobre a carga de sintomas relacionados à saúde e a qualidade de vida: análise de...

Yue Cao, Xuxi Zhang, Ian M Fearon, Jiaxuan Li, Xi Chen, Yuming Xiong, Fangzhen Zheng, Jianqiang Zhang, Xinying Sun, Xiaona Liu
"Usuários exclusivos de cigarros eletrônicos (EC) apresentaram menos sintomas relacionados à saúde e melhor qualidade de vida (QoL) do que aqueles que eram fumantes exclusivos de cigarros convencionais (CC). Isso deve ser levado em consideração ao avaliar o potencial de redução de danos dos cigarros eletrônicos."

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Novo estudo mostra mínima diferença na saúde de pessoas que usam cigarros eletrônicos sem histórico de tabagismo em comparação com quem nunca consumiu nicotina

Trabalho ajuda a entender os reais impactos menores dos cigarros eletrônicos quando usados isolados do consumo de cigarros tradicionais.

Projeto de Lei da Câmara dos Deputados pode criminalizar consumidores de cigarros eletrônicos no Brasil

PL Nº 2.158 quer tornar crime "transportar" e "armazenar" cigarros eletrônicos, sem distinção de comércio ou uso próprio, ameaçando milhões de consumidores brasileiros.

Mudança de Cigarros para Produtos de Tabaco Aquecido no Japão – Potencial Impacto nos Resultados de Saúde e Custos de Assistência Médica Associados

Joerg Mahlich, Isao Kamae
"Considerando as taxas de prevalência heterogêneas, uma abordagem única de controle do tabaco é ineficaz. O Japão deve priorizar medidas de custo-efetivo que promovam benefícios à saúde pública e econômicos. Incentivar os fumantes a trocar por produtos de risco reduzido, aumentar a conscientização sobre os riscos à saúde e adotar um modelo de tributação baseado no dano podem impulsionar mudanças positivas. Parcerias público-privadas podem intensificar os esforços de redução de danos. Com uma combinação de reformas tributárias, regulamentações revisadas, colaborações e pesquisas contínuas, o Japão pode criar uma abordagem mais eficaz e abrangente para o controle do tabaco."

Lojas de varejo de cigarros eletrônicos no México: um país que proíbe a venda

David Zepeta Hernández, Angelica Susana López Arellano, Erika Mayte Del Angel Salazar, Nazaria Martínez Díaz
"Os cigarros eletrônicos estão amplamente disponíveis e comercializados em diversos pontos de venda no México. O alto número de lojas, marcas de líquidos e cigarros eletrônicos indica o descumprimento das regulamentações existentes."

Transformação do mercado de produtos de tabaco no Japão, 2011–2023

Michael Cummings, Avery Roberson, David T Levy, Rafael Meza, Kenneth E Warner, Geoffrey T Fong, Steve Shaowei Xu, Shannon Gravely, Bibha Dhungel, Ron Borland, Richard J O'Connor, Maciej Lukasz Goniewicz e David T Sweanor
"Embora muitos fatores possam ser responsáveis ​​pela queda nas vendas de cigarros no Japão nos últimos 12 anos, o aumento nas vendas de HTPs parece ser um fator."