Seja você alguém que apenas começou a utilizar um vaporizador ou um consumidor experiente, parece que qualquer um está sujeito à essa estranha condição, perder a percepção dos sabores nos líquidos consumidos.
Apesar de ser conhecida como Vaper’s Tongue ou “Língua do Vaper”, o problema parece não estar ligado à língua e sim aos sensos olfatórios e a percepção de cheiros.
Um termo mais correto pode ser o da “fadiga de sabor”.
A condição pode acometer qualquer um, independente de tempo, tipo de produto utilizado ou líquidos consumidos e pode ser gradual, perdendo o sabor aos poucos, ou drástica, surgindo da noite para o dia.
Apesar de não termos pesquisas científicas claras sobre o assunto, os relatos são suficientes para considerar que não é apenas lenda urbana, sendo uma condição totalmente aleatória que ainda não foi completamente entendida, mas já são conhecidos alguns gatilhos que podem iniciar este processo e aqui vamos analisar cada um deles, além de oferecer algumas possíveis soluções para o problema.
Porém não posso deixar de ressaltar a importância de sempre que você tiver um problema em seu corpo ou sua mente, procure um médico.
Motivos para o Vaper’s Tongue
Parar de fumar
O ato de parar de fumar pode ser um dos causadores da falta de percepção de sabor nos líquidos para vaporizadores. Lembre-se que o cigarro é um agente que neutraliza sua percepção de sabores, portanto quando você substitui um agente neutralizador por outra coisa que não possui o mesmo efeito, pelo contrário, oferece um sabor muitas vezes intenso e agradável, o sistema sensorial pode “entrar em curto” durante este processo de transição.
Desidratação
Manter-se hidratado é importante para fumantes, vapers ou mesmo quem não usa nenhum dos dois. No caso dos vapers é ainda mais importante pois os líquidos consumidos são normalmente compostos por Propilenoglicol e Glicerina, ambos agentes que desumidificam o organismo, principalmente vias aéreas, portanto deve-se consumir muita água para evitar a desidratação, que pode causar apenas a perda do sabor.
Utilizar o mesmo sabor por muito tempo
A falta de variedade nos sabores consumidos é uma das possíveis causas do Vaper’s Tongue. É muito bom achar aquele sabor perfeito para usar todos os dias, mas ficar apenas nele pode fazer o cérebro se acostumar tanto que passa a percebê-lo cada vez menos.
Medicação
Alguns compostos podem desabilitar ou diminuir a percepção, remédios à base de lítio, drogas para a tireoide, câncer entre outros podem fazer perder a sensação geral de sabor.
Resfriados, nariz trancado e outras doenças
A perda do sabor pode estar associada a alguma doença, gripe, resfriado, nariz trancado, sinusite, alergias e qualquer outra coisa que comprometa as vias superiores. Na dúvida consulte um médico.
Porque sim
É, às vezes as coisas são misteriosas e simplesmente acontecem.
Possíveis soluções para o Vaper’s Tongue
Ir ao médico
Nunca é demais se precaver, pessoas são muito diferentes entre si, o corpo humano aind é um mistério e não se brinca com a saúde, se algo está errado com o nosso corpo, devemos ir ao médico.
Utilizar vários sabores
Manter o cérebro ocupado identificando e analisando sabores diferentes é uma boa ideia. Provar sabores contraditórios, ir do atabacado ao doce, passando pelo amargo e terminando no azedo.
Chocar os seus sentidos
Às vezes apenas mudar o sabor do líquido e deixar aquele preferido por alguns dias é suficiente para o cérebro se desacostumar com o sabor já conhecido. É sabido que o sabor mentol contribui melhor com este processo.
É também possível apelar para outros métodos como cheirar grãos de café, o que é inclusive usado por profissionais provadores de vinho ou de perfumes para “reiniciar” os sentidos olfativos, o que pode ajudar no paladar.
Utilizar um produto forte para higienizar a boca, como Listerine, também é uma possível solução.
Higiene bucal
Manter a higiene bucal é importante independente se você é um vaper ou não. Uma boa limpeza bocal, incluindo escovação da língua, com alguma pasta mentolada de sabor forte, pode contribuir para retornar com a percepção dos sabores.
Ter paciência e esperar melhorar sozinho
Muitas vezes a coisa toda vai embora sozinha após alguns dias. Na dúvida, vá ao médico!