Trabalho de Eleanor L S Fermentos, Lia Lambart, Francisco J Diaz, Theodore L Wagener, Jasjit S Ahluwalia, Neal Benowitz e Nicole L. Nollen.
Artigo original: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38097340/
“O uso de cigarros de marca habitual (UBC) dos participantes resultou em maior entrega de nicotina em comparação com o cigarro eletrônico e o produto de tabaco aquecido (HTP). Apesar desta diferença relativa na entrega de nicotina, os participantes relataram reduções no desejo e na abstinência entre os produtos, particularmente após o uso ad libitum. Essas descobertas sugerem que, nesta amostra de pessoas negras e brancas que fumam, os HTPs e os cigarros eletrônicos proporcionaram alívio significativo dos sintomas negativos que mantêm o tabagismo.“
Abstrato
Introdução: Os cigarros eletrónicos e os produtos de tabaco aquecido (HTP) podem servir como opções potenciais para a redução de danos para os fumadores se possuírem perfis de recompensa semelhantes aos dos cigarros. Pouco se sabe sobre o risco de abuso de HTPs e cigarros eletrônicos versus cigarros em fumantes de minorias raciais/étnicas.
Métodos: Vinte e duas pessoas que fumam privadas de nicotina (negras [n = 12] e brancas [n = 10]) completaram três visitas que incluíram uma sessão padronizada de 10 tragadas seguida por uma avaliação de uso ad libitum de 50 minutos com seu cigarro de marca habitual (UBC), um cigarro eletrônico e HTP. As visitas foram concluídas em um desenho cruzado randomizado e foram separadas por um período mínimo de intervalo de 48 horas. As avaliações incluíram nicotina plasmática, Cmax e reduções no desejo e abstinência.
Resultados: O UBC forneceu níveis significativamente maiores de nicotina em comparação com o cigarro eletrônico (p<0,001) e HTP (p<0,01) durante as sessões padronizadas e ad libitum. O HTP liberou mais nicotina do que o cigarro eletrônico durante a sessão padronizada de tragadas (p = 0,047), mas não na sessão ad libitum. Apenas o desejo durante a sessão de tragadas padronizada e não a sessão ad libitum mostrou diferenças significativas entre os produtos (p<0,001), de modo que o UBC resultou na maior redução, seguido pelo HTP e pelo cigarro eletrônico.
Discussão: Apesar da maior entrega de nicotina da UBC em comparação com o cigarro eletrônico e o HTP, os participantes relataram reduções no desejo e na abstinência de todos os produtos, especialmente após o uso ad libitum.
Implicações: O uso de cigarros de marca habitual (UBC) dos participantes resultou em maior entrega de nicotina em comparação com o cigarro eletrônico e o produto de tabaco aquecido (HTP). Apesar desta diferença relativa na entrega de nicotina, os participantes relataram reduções no desejo e na abstinência entre os produtos, particularmente após o uso ad libitum. Essas descobertas sugerem que, nesta amostra de pessoas negras e brancas que fumam, os HTPs e os cigarros eletrônicos proporcionaram alívio significativo dos sintomas negativos que mantêm o tabagismo.