Trabalho de Markos Klonizakis, Anil Gumber, Emma McIntosh e Leonie S. Brose
Artigo original: https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-022-02451-9
“Os fumantes que tentaram parar de fumar experimentaram um impacto cardiovascular positivo após um período de 3 e 6 meses. Nenhum dos grupos (ou seja, cigarros eletrônicos com e sem nicotina ou TRN – Terapias de Reposição de Nicotina) ofereceu benefícios cardiovasculares superiores aos outros.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
O tabagismo é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares e a cessação do tabagismo reduz o excesso de risco. Os cigarros eletrônicos são populares para parar de fumar, mas há poucas evidências sobre seu efeito na saúde cardiovascular. Nosso objetivo foi comparar os efeitos cardiovasculares a médio e longo prazo em fumantes tentando parar de fumar usando cigarros eletrônicos com ou sem nicotina ou terapia de reposição de nicotina (TRN) prescrita.
Métodos
Este foi um ensaio controlado randomizado (1:1:1) de três braços, pragmático, de centro único, que recrutou fumantes adultos (≥ 10 cigarros/dia), que estavam dispostos a tentar parar de fumar com apoio ( n = 248).
Os participantes foram randomizados para receber suporte comportamental com (a) cigarros eletrônicos com 18 mg/ml de nicotina, (b) cigarros eletrônicos sem nicotina e (c) TRN.
As respostas de dilatação mediada por fluxo (%FMD) e condutância vascular cutânea de pico (CVCmax) à acetilcolina (ACh) e nitroprussiato de sódio (SNP), pressão arterial média (PAM) e outros resultados foram registrados no início do estudo, 3 e 6 meses após parar de fumar. Os dados foram analisados usando equações de estimativa generalizada (GEE).
Resultados
Aos 3 e 6 meses de acompanhamento, %FMD mostrou uma melhora em relação à linha de base em todos os três grupos (por exemplo, p < 0,0001 em 6 meses). Da mesma forma, ACh, SNP e MAP melhoraram significativamente em relação à linha de base em todos os grupos aos 3 e 6 meses (por exemplo, ACh: p = 0,004, aos 6 meses).
Conclusões
Os fumantes que tentaram parar tiveram um impacto cardiovascular positivo após um período de 3 e 6 meses. Nenhum dos grupos (ou seja, cigarros eletrônicos com e sem nicotina ou NRT) ofereceu benefícios cardiovasculares superiores aos outros.