Trabalho de Jacob George, Muhammad Hussain, Thenmalar Vadiveloo, Sheila Ireland, Pippa Hopkinson, Allan D. Struthers, Peter T. Donnan, Faisel Khan e Chim C. Lang
Artigo original: https://www.jacc.org/doi/10.1016/j.jacc.2019.09.067
Cobertura na mídia: Vapor é menos prejudicial do que fumar para a saúde vascular, segundo estudo
“Fumantes de cigarros de tabaco, particularmente mulheres, demonstram melhora significativa na saúde vascular dentro de 1 mês após a mudança de cigarros de tabaco para cigarros eletrônicos. A mudança pode ser considerada uma medida de redução de danos.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
O uso de cigarros eletrônicos (EC) está aumentando exponencialmente em todo o mundo. Os efeitos cardiovasculares precoces da mudança de cigarros de tabaco (TC) para CE em fumantes crônicos são desconhecidos. A meta-análise de estudos de dilatação mediada por fluxo (FMD) indica riscos relativos combinados e ajustados 13% menores de eventos cardiovasculares a cada 1% de melhora na FMD.
Objetivos
Este estudo procurou determinar o impacto vascular precoce da mudança de TC para EC em fumantes crônicos.
Métodos
Os autores conduziram um estudo prospectivo, randomizado e controlado com uma coorte de preferência paralela não randomizada e desfecho cego de fumantes ≥18 anos de idade que fumaram ≥15 cigarros/dia por ≥2 anos e estavam livres de doença cardiovascular estabelecida. Os participantes foram randomizados para CE com nicotina ou CE sem nicotina por 1 mês. Aqueles que não quiseram sair continuaram com TC em um braço preferencial paralelo. Uma análise de pontuação de propensão foi feita para ajustar as diferenças entre os braços randomizados e de preferência. A função vascular foi avaliada por FMD e velocidade de onda de pulso. A conformidade com a CE foi medida pelos níveis de monóxido de carbono.
Resultados
Dentro de 1 mês após a mudança de TC para EC, houve uma melhora significativa na função endotelial (tendência linear β = 0,73%; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,41 a 1,05; p < 0,0001; TC vs. EC combinado: 1,49% ; IC 95%: 0,93 a 2,04; p < 0,0001) e rigidez vascular (−0,529 m/s; IC 95%: −0,946 a −0,112; p = 0,014). As mulheres se beneficiaram com a mudança mais do que os homens em todas as comparações entre os grupos. Aqueles que cumpriram melhor a troca de CE demonstraram a maior melhoria. Não houve diferença nos efeitos vasculares entre CE com e sem nicotina dentro do período do estudo.
Conclusões:
Fumantes de TC, particularmente mulheres, demonstram melhora significativa na saúde vascular dentro de 1 mês após a mudança de TC para EC. A mudança de TC para CE pode ser considerada uma medida de redução de danos. (Efeitos vasculares de cigarros comuns versus uso de cigarro eletrônico [VESUVIUS]; NCT02878421 ; ISRCTN59133298 )