Trabalho de Chikako Sakaguchi, Yasufumi Nagata, Akira Kikuchi, Yuki Takeshige, Naoki Minami
Artigo original: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214750021000949?via%3Dihub
Abstrato
Introdução: O tabagismo está associado ao risco de certas doenças, mas produtos não combustíveis podem reduzir esses riscos. Os potenciais efeitos à saúde a longo prazo dos produtos não combustíveis de nova geração (produtos de tabaco aquecido ou produtos de vaporização eletrônica) ainda não foram completamente estudados. O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto dos biomarcadores de potencial dano (BoPH) de um dos produtos de tabaco aquecido (um novo produto de vaporização: NTV (novel tobacco vapor)), sob condições reais de uso.
Objetivos e Métodos: Este estudo foi observacional, transversal, envolvendo três grupos e realizado em múltiplos centros. Foram incluídos usuários exclusivos de NTV (n = 259), fumantes de cigarros convencionais (CC, n = 100) e nunca fumantes (NS, n = 100). Foram analisados biomarcadores de exposição à fumaça do tabaco (cotinina e 4-(metilnitrosamino)-1-(3-piridil)-1-butanol total (NNAL)), além de BoPH, incluindo parâmetros da função pulmonar física relevantes para doenças relacionadas ao tabagismo. Os participantes também responderam a um questionário sobre sintomas relacionados à tosse (J-LCQ) e qualidade de vida relacionada à saúde (SF-36v2®).
Resultados: Os níveis de cotinina, NNAL total e BoPH (colesterol HDL, triglicerídeos, sICAM-1, contagem de leucócitos, 11-DHTXB2, 2,3-d-TXB2, 8-epi-PGF2α, volume expiratório forçado no primeiro segundo (FEV1), % do valor previsto de FEV1 (%FEV1) e fluxo expiratório médio máximo (FEF25-75)) foram significativamente diferentes no grupo NTV em comparação com o grupo CC (p < .05). Níveis significativamente mais altos de cotinina, NNAL total e 2,3-d-TXB2, e níveis mais baixos de FEV1 e %FEV1, foram observados entre os usuários de NTV em comparação com o grupo NS.
Conclusão: Em um estudo pós-mercado sob condições reais de uso, os BoPH associados a doenças relacionadas ao tabagismo examinados em usuários exclusivos de NTV apresentaram diferenças favoráveis em relação aos fumantes de CC, um achado atribuível à redução da exposição a substâncias nocivas da fumaça do tabaco.
Implicações: O tabagismo está associado a um risco aumentado de doenças pulmonares como DPOC, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Há um crescente corpo de evidências de que os produtos de tabaco aquecido reduzem a exposição associada ao tabagismo e promovem mudanças favoráveis nos BoPH. No entanto, os efeitos a longo prazo sobre os riscos relativos à saúde dos usuários desses produtos em comparação aos fumantes de CC ainda não foram examinados. Este estudo fornece dados pós-mercado sob condições reais de uso sobre os efeitos nos biomarcadores de potencial dano em usuários exclusivos de NTV em comparação com fumantes de CC e nunca fumantes. As evidências sugerem que usuários exclusivos de NTV apresentam níveis favoráveis de BoPH em comparação com fumantes de CC, resultado de uma redução sustentada da exposição a substâncias nocivas da fumaça do tabaco.