Trabalho de Shannon Gravely, Gang Meng, David Hammond, Andrew Hyland, K. Michael Cummings, Ron Borland, Karin A. Kasza, Hua-Hie Yong, Mary E. Thompson, Anne CK Quah, Janine Ouimet, Nadia Martin, Richard J. O’ Connor, Katherine A. East, Ann McNeill, Christian Boudreau, David T. Levy, David T. Sweanor, Geoffrey T. Fong
Leia o artigo completo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306460322001058
“O uso diário de produtos vaping de nicotina foi associado ao aumento das tentativas de parar de fumar e abstinência de fumar cigarros. Esses achados são consistentes com o conceito de que a substituição completa do cigarro pode ser mais provável de ser alcançada quando os fumantes inalam nicotina diariamente.”
Conteúdo
Abstrato
Introdução
Há evidências mistas sobre se os produtos vaping de nicotina (NVPs) podem ajudar os adultos que fumam a se afastarem dos cigarros. Este estudo investigou se as tentativas auto-relatadas de parar de fumar e parar de fumar, durante um período de 18 ou 24 meses, diferiram entre os entrevistados que iniciaram o vaporizador de nicotina versus aqueles que não o fizeram. Comparações de resultados foram feitas entre aqueles que: (1) iniciaram o vaping versus aqueles que não o fizeram; (2) vaping diário ou não diário iniciado versus aqueles que não o fizeram; e (3) iniciaram vaping diário ou não diário entre as pesquisas e continuaram a vaporizar no acompanhamento (diário ou não diário) versus aqueles que não iniciaram o vaping.
Métodos
Este estudo de coorte incluiu 3.516 entrevistados do ITC Four Country Smoking and Vaping Surveys (Austrália, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos), recrutados na Onda 1 (2016) ou 2 (2018) e acompanhados na Onda 2 (18 meses) e/ ou 3 (2020, 24 meses). Adultos que fumavam diariamente no início do estudo e não tinham histórico de vaping regular foram incluídos. O início do vaping foi definido como começar a vaporizar pelo menos mensalmente entre as pesquisas. Os entrevistados indicaram se fizeram uma tentativa de parar de fumar entre as pesquisas. A cessação do tabagismo foi definida como aqueles que relataram não mais fumar cigarros no acompanhamento.
Resultados
Em relação àqueles que não iniciaram o vaping, o início de qualquer vaping diário entre as pesquisas foi associado a uma maior probabilidade de fumantes fazerem uma tentativa de parar de fumar (p < 0,001) e parar de fumar (p < 0,001). Entre os fumantes que tentaram parar de fumar, o início do vaping diário foi associado a uma maior probabilidade de abstinência de fumar no acompanhamento (p = 0,001). Os entrevistados que iniciaram o vaping entre as pesquisas e estavam fumando diariamente no acompanhamento tiveram uma probabilidade significativamente maior de tentar parar de fumar (p < 0,001) e de parar de fumar (p < 0,001) do que aqueles que não iniciaram o vaping. Os entrevistados que iniciaram o vaping não diário não diferiram significativamente daqueles que não iniciaram o vaping em nenhuma das medidas de resultado.
Conclusões
O uso diário de produtos vaping de nicotina foi associado ao aumento das tentativas de parar de fumar e abstinência de fumar cigarros. Esses achados são consistentes com o conceito de que a substituição completa do cigarro pode ser mais provável de ser alcançada quando os fumantes inalam nicotina diariamente.