Trabalho de Rachel Murkett, Megyn Rugh, Belinda Ding
Artigo original: https://f1000research.com/articles/9-1225/v2
Abstrato
Introdução: A avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina estima o risco relativo de doenças relacionadas ao tabaco devido ao uso de 15 produtos de nicotina. Esta atualização adiciona novos dados à análise original e cria categorias separadas para as variedades de tabaco sem fumaça dos Estados Unidos e do restante do mundo, além dos cigarros bidi.
Métodos: As bases de dados PubMed®, MEDLINE e Clinicaltrials.gov foram pesquisadas de forma sistemática. As listas de estudos foram exportadas e triadas nos níveis de título, resumo e texto completo, de acordo com critérios pré-definidos de inclusão/exclusão. A qualidade dos estudos foi avaliada e o risco de viés foi considerado nos critérios de triagem. Os dados extraídos foram sintetizados em uma análise de emissões/conteúdo de toxinas para 12 carcinógenos do Grupo 1, usada para estimar o risco de câncer ao longo da vida, além de uma meta-análise epidemiológica de mais de 40 doenças relacionadas ao tabaco. As duas análises foram integradas em uma pontuação de risco combinada para cada produto de nicotina, ponderada pelo risco de viés devido a dados ausentes e incorporada ao espectro de risco relativo.
Resultados: Nesta atualização, 70 novos estudos foram adicionados à síntese, totalizando 123 estudos incluídos. Todos os produtos de tabaco combustíveis apresentam pontuações entre 40 e 100, assim como os bidis e o tabaco sem fumaça (restante do mundo). Todos os outros produtos possuem uma pontuação de risco combinada de 10 ou menos, incluindo tabaco para mascar dos Estados Unidos, tabaco de uso oral dos Estados Unidos, snus, tabaco aquecido, cigarros eletrônicos, sachês sem tabaco e terapias de reposição de nicotina.
Discussão: Em conformidade com estudos anteriores, definimos um grupo de produtos de nicotina de alto risco, com pontuações entre 40 e 100 no espectro, e produtos de nicotina de risco reduzido, com pontuações abaixo de 10. As limitações deste estudo incluem o potencial de viés devido à ausência de dados, a heterogeneidade dos dados incluídos na síntese da hierarquia de risco relativo e os níveis de consumo assumidos.