Análise de 11 anos no Reino Unido mostra que cigarros eletrônicos não levam jovens ao tabagismo

Publicado:

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma nova pesquisa analisou dados de 2007 até 2018 sobre o uso de cigarros eletrônicos e posterior consumo de cigarros por jovens entre 16 e 24 anos no Reino Unido, para verificar se há um efeito de “porta de entrada” ao tabagismo causado pelos vaporizadores. A associação entre usar um cigarro eletrônico e posteriormente passar a consumir cigarros é um dos argumentos mais utilizados por quem é contra a regulamentação dos produtos no Brasil.

O efeito porta de entrada existe?

Alguns estudos como este de 2017 sugerem que esse efeito de fato existe, no entanto, quando os dados são analisados, parece haver uma justificativa comportamental dos indivíduos quantificados e não uma causalidade do uso dos cigarros eletrônicos.

As informações apontam que jovens que utilizaram primeiro os cigarros eletrônicos para depois passar a fumar possuem características psicológicas que contribuem para esse consumo futuro de cigarros ou porque estão inseridos em ambientes sociais propícios a seguir por este caminho, passando a fumar independente do uso prévio de vaporizadores.

É o que indicou esta pesquisa de 2017, quando concluiu que o efeito de “porta de entrada” não era compatível com os resultados analisados de países em que o consumo de cigarros por jovens diminuiu, enquanto o uso de cigarros eletrônicos aumentou ou quando houve um crescimento do tabagismo entre adolescentes após a imposição de restrições de idade na compra de cigarros eletrônicos.

A dificuldade de obter dados confiáveis

As pesquisas que indicaram haver o efeito “porta de entrada” se baseiam em estudos longitudinais. Este tipo de critério busca analisar uma mesma amostra ao longo de um determinado período, portanto não são quantitativos, qualidade essencial para buscar respostas a nível populacional e não individual.

Ao criar um viés de auto-seleção, temos dados muito limitados que podem levar a conclusões equivocadas. Uma forma de resolver o problema seria através de estudos do tipo aleatório, porém neste caso seriam anti-éticos e impraticáveis, pois significaria selecionar pessoas que nunca fumaram para que estas passassem a usar cigarros eletrônicos, para então verificar as consequências e se haveria ou não o efeito “porta de entrada”.

A alternativa para isso são estudos de séries temporais da população.

O novo estudo de série temporal

Com dados coletados ao longo de 11 anos no Reino Unido, o novo estudo foi intitulado de Associação da prevalência trimestral do uso de cigarros eletrônicos com tabagismo regular entre jovens adultos na Inglaterra: uma análise de séries temporais entre 2007 e 2018.

A conclusão é de que as mudanças na prevalência do uso de cigarros eletrônicos entre pessoas de 16 a 24 anos na Inglaterra não parecem estar associadas a aumentos no consumo de cigarros nessa faixa etária.

Este tipo de estudo é um dos mais eficazes para obter resultados confiáveis, pois se trata de dados populacionais de longo período e coloca em cheque o argumento de que vaporizadores oferecem o risco de levar os consumidores ao tabagismo.

Se existe uma associação, esta é somente devida à características inerentes às pessoas que possuem uma tendência natural de fumar, seja por questões próprias ou pelo ambiente, sem qualquer relação direta de causalidade com o uso de cigarros eletrônicos.

Outros artigos

Como carregar corretamente o seu vape/pod?

Apesar do comércio proibido no Brasil, milhões de pessoas usam vape/pod. Quer saber como carregar corretamente os produtos para evitar acidentes?

Efeito dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo sobre sintomas de depressão e ansiedade: Análise secundária de um ensaio clínico randomizado

Anna Rihs, Anna Schoeni, Tamara Scharf, Julian Jakob, Kali Tal, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Anja Frei, Martin Brutsche, Nicolas Rodondi, Reto Auer, Stéphanie Baggio.
"Efeito dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo sobre sintomas de depressão e ansiedade: Análise secundária de um ensaio clínico randomizado"

Examinando disparidades socioeconômicas entre usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros em três jurisdições canadenses

Sarah MacDougall, Mark Asbridge
"Examinando disparidades socioeconômicas entre usuários de cigarros eletrônicos e fumantes de cigarros em três jurisdições canadenses"

Sabores de e-líquido e escolhas de concentração de nicotina ao longo de 6 meses após uma tentativa de cessação do tabagismo com DEFs: Análises...

Angela Flavia Mosimann, Eva M. Güttinger, Kali Tal, Anna Schoeni, Stéphanie Baggio, Nicolas Sambiagio, Aurélie Berthet, Isabelle Jacot-Sadowski, Jean-Paul Humair, Martin Brutsche, Anja Frei, Moa Lina Haller, Reto Auer, Julian Jakob
"Sabores de e-líquido e escolhas de concentração de nicotina ao longo de 6 meses após uma tentativa de cessação do tabagismo com ENDS: Análises secundárias de um ensaio clínico randomizado"

Diferenças nos níveis de biomarcadores de potencial dano entre usuários de um produto de tabaco aquecido, fumantes de cigarro convencional e nunca fumantes no...

Chikako Sakaguchi, Yasufumi Nagata, Akira Kikuchi, Yuki Takeshige, Naoki Minami
"Diferenças nos níveis de biomarcadores de potencial dano entre usuários de um produto de tabaco aquecido, fumantes de cigarro convencional e nunca fumantes no Japão: Um estudo observacional pós-mercado"

Avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada

Rachel Murkett, Megyn Rugh, Belinda Ding
"Avaliação do risco relativo dos produtos de nicotina: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada"

Newsletter

- Receba notícias em seu email

- Não compartilhamos emails com terceiros

- Cancele quando quiser

Últimas notícias

Mortalidade em relação ao tabagismo: 50 anos de observações sobre médicos britânicos do sexo masculino

Richard Doll, Richard Peto, Isabelle Sutherland
"Mortalidade em relação ao tabagismo: 50 anos de observações sobre médicos britânicos do sexo masculino"

Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina para Cessação do Tabagismo

Reto Auer, Anna Schoeni, Jean-Paul Humair, Isabelle Jacot-Sadowski, Ivan Berlin, Mirah J. Stuber, Moa Lina Haller, Rodrigo Casagrande Tango, Anja Frei, Alexandra Strassmann, Philip Bruggmann, Florent Baty, Martin Brutsche, Kali Tal, Stéphanie Baggio, Julian Jakob, Nicolas Sambiagio, Nancy B. Hopf, Martin Feller, Nicolas Rodondi, Aurélie Berthet
"Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina para Cessação do Tabagismo"

Eficácia dos cigarros eletrônicos para a cessação do tabagismo em populações com transtornos psiquiátricos e/ou problemas com o uso de substâncias: Uma análise secundária...

Stéphanie Baggio, Philip Bruggmann, Anna Schoeni, Nazanin Abolhassani, Kali Tal, Susanne Pohle, Anja Frei, Jean-Paul Humair, Isabelle Jacot-Sadowski, Janine Vetsch, Luca Lehner, Anna Rihs, Laurent Gétaz, Aurélie Berthet, Moa Haller, Mirah Stuber, Julian Jakob, Reto Auer
"Eficácia dos cigarros eletrônicos para a cessação do tabagismo em populações com transtornos psiquiátricos e/ou problemas com o uso de substâncias: Uma análise secundária de um ensaio clínico randomizado"

Transformando a África através da cultura, das artes e das histórias em quadrinhos

Usando a história em quadrinhos, um projeto na África está divulgando a atuação de profissionais importantes no campo científico, que defendem a redução de danos do tabagismo.

Os perigos do tabagismo e os benefícios da cessação: Um resumo crítico das evidências epidemiológicas em países de alta renda

Prabhat Jha - Centre for Global Health Research, Dalla Lana School of Public Health and Unity Health, Toronto, University of Toronto, Canada
"Os perigos do tabagismo e os benefícios da cessação: Um resumo crítico das evidências epidemiológicas em países de alta renda"